sábado, 3 de novembro de 2012

ASMA E PILATES






A asma é o estreitamento dos pequenos canais de ar dos pulmões que impossibilitam a passagem do ar provocando broncoespasmos, tornado a respiração difícil.


Não há idade para se apresentar asma, na maioria dos casos os sintomas são sinalizados na infância.

Os sintomas apresentados são: tosse seca, chiado e opressão no peito acompanhados de falta de ar.

Resfriados, gripes, práticas de exercícios que exigem vigor e o estresse emocional podem intensificar os sintomas.

A asma é uma doença que não tem cura, mas com o tratamento adequado pode ser devidamente controlada, permitindo ao paciente levar uma vida normal adotando a prática de exercícios físicos.

Sobre a prática de exercícios vamos abordar sobre o Pilates de que forma ele pode vir a favorecer na vida da pessoa que tem asma.


O Pilates foi desenvolvido em 1920 por Joseph Pilates  uma técnica conhecida como prevenção e tratamento na coluna vertebral, agrega as teorias de controle motor e técnicas de teoria de conscientização corporal.

A prática favorece o fortalecimento e alongamento dos músculos aumentando a mobilidade das articulações, os movimentos são realizados sem pressa e com controle.

Em cada exercício é necessário o alinhamento na postura favorecendo a melhora da postura integral do indivíduo.

No indivíduo que apresenta asma o Pilates colabora com o fortalecimento da musculatura corporal, isso deixa o músculo relaxado promovendo uma reeducação funcional e na postura.

As aulas de Pilates apresentam: poucas repetições de movimento, exercícios eficazes e suaves não apresentando desgaste físico.

Os benefícios para quem apresenta asma e adota o Pilates como atividades físicas são refletidas: no fortalecimento dos órgãos internos, melhoram na respiração, correção e alinhamento da postura, aumento da resistência física e mental e aumento da concentração e relaxamento.

A prática de atividade física favorece a qualidade de vida e proporciona bem estar, sendo um importante aliado para o equilíbrio entre corpo e mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário