terça-feira, 13 de novembro de 2012

PILATES E DERRAME







Ganho de força muscular, alívio das dores, maior disposição e melhora da auto-estima, do alongamento muscular, da postura, da simetria e do equilíbrio: esses são alguns dos benefícios relatados por pacientes que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) e que buscaram no Pilates uma forma de melhorar sua qualidade de vida.

Entende -se por AVC todas as alterações nas quais uma área cerebral é, transitória ou definitivamente, afetada por isquemi-as ou (e) sangramentos, ou nas quais um ou mais vasos cerebrais são envolvidos num processo patoló-gico. Ele acomete homens e mulheres igualmente e, entre os fatores de risco, estão: hipertensão arterial, hiperlipidemia, diabetes, etilismo, uso de anticoncepcionais orais, fu-mo, obesidade e stress.

Segundo as fisioterapeutas Ana Carolina Ávila Reis, Fabrícia Bandoni Pereira e Giselle de Ávila, , o AVC é a principal causa de incapacidade física e as consequências funcionais dos déficits primários neurológicos geralmente predispõem os sobreviventes a um padrão de vida sedentário com limitações individuais para as atividades de vida diária e reserva cardiológica reduzida. O comprometimento da função motora pode levar a déficits na coordenação de movimento, fraqueza de músculos específicos, tônus anormal, ajustes posturais anormais, movimentos sinér-gicos anormais e falta de mobilidade entre estruturas da cintura escapular.

“A reabilitação desses pacientes é, na maioria das vezes, um grande desafio”, explicam elas. Promover a recuperação funcional após o AVC tem sido ponto importante para os profissionais de reabilitação. E, buscando melhorar as atividades da vida diária desses pacientes, a Stilo Pilates vem desenvolvendo um importante trabalho associando o Método Pilates a esses pacientes. “Nosso objetivo diante desses pacientes é melhorar a qualidade de vida, fazendo com que eles se tornem menos dependentes”, afirma Fabrícia.

O Pilates é uma forma de exercício físico muito disciplinada e direcionada, com finalidade de fortalecer os ligamentos e articulações, aumentando a flexibilidade e alongando os músculos. O Pilates difere de outras formas de exercícios pelo fato de ir além do meramente físico. Trata-se de uma disciplina holística que integra a mente, o corpo e o espírito. “Os movimentos são lentos e controlados e não exigem um esforço excessivo”, explicam as fisioterapeutas.





                                     


EU ADORO PILATES!

A frase é de Cláudio Augusto Lazzareschi, 68 anos, que sofreu três aneurismas, ficou seis meses em coma, ficou hemiplégico, e encontrou no Pilates motivação e força para levar uma vida normal. “O Pilates me deu uma disposição física melhor, melhorou meu tônus muscular, reduziu as dores no corpo que eu sentia, melhorou a respiração e a pressão arterial, e elevou minha auto-estima”, conta ele, que gostou tanto da atividade que levou sua esposa a praticar Pilates também.
fonte: jornalmexa-se.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário