domingo, 25 de novembro de 2012

GOLFISTAS E O PILATES

GOLFISTAS DESCOBREM O PILATES






Ir com a bola mais longe e com menos chance de lesão. Muitos golfistas descobriram a formula – PILATES e, agora, estão utilizando o método como uma ferramenta essencial de formação que mantém o corpo em equilíbrio e realmente melhora o desempenho.



Para um golfista, desequilíbrios musculares podem afetar as pernas, quadris, braços, ombros, bem como a parte inferior das costas. podendo também afetar seu jogo, especialmente para aqueles com idade superior a 50 anos. Seus drives podem ser mais curtos e menos precisos, diminuindo sua energia e potencial.



 "O golfe também exige 
repetir os mesmos movimentos essenciais. 
Como resultado alguns músculos tornam-se overused e outros enfraquecem, 
causando um desequilíbrio”.



A fisioterapeuta Marise Simões explica que o método Pilates é um sistema de exercícios focados em melhorar a flexibilidade e a força para todo o corpo ao mesmo tempo, atuando na postura, equilíbrio e coordenação.

É particularmente eficaz no desenvolvimento de força principal. O núcleo é o seu tronco; de ombros a pélvis, o que é vital para o golfista, assim como são os tiros do golf (drives). 

Pilates também é baseado em contração a partir do centro do corpo.


O centro de força trabalhado no Pilates pode melhorar a rotação (hip), amplitude dos movimentos nos ombros e estabilidade de tronco, tornando mais potentes e precisos disparos no golfe. 





"Os movimentos dos golfistas são precisos e poderosos, existe toda uma biomecânica corporal nos movimentos, em que as articulações do ombro, cotovelo, punho e pélvis devem estar bem estabilizadas e ao mesmo tempo a amplitude de cada articulação deve ser aproveitada ao máximo sem sobrecarregar ligamentos e tendões".



Geralmente o golfista se lesiona nos primeiros 20% de amplitude articular ou no final do movimento, por falta de força, estabilidade e flexibilidade.



O Pilates vai promover para o golfista exatamente esse ganho de amplitude articular, tanto de ombro, tronco e pélvis.



ALGUMAS QUESTÕES QUE O PILATES TRABALHA E QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA O GOLFISTA:

• É baseado em contração a partir do centro do corpo, como a maioria dos tiros no golfe;



• Aumento global da força e flexibilidade;



• Maximiza o equilíbrio e a estabilidade com alinhamento enquanto rota, que se torna cada vez mais importante, a chave para o golf – swing e o equilíbrio;



• Organização escapular e o ganho de consciência corporal, promovendo uma distribuição de força na tacada;





• Criar um mais forte e poderoso swing devido à harmonia dos músculos condicionados;
Fonte:  Marise Simões
















Nenhum comentário:

Postar um comentário