quinta-feira, 15 de novembro de 2012

LESÕES CAUSADAS NAS ATIVIDADES DE LIMPAR A CASA






Varrer o chão, abrir armários, carregar compras, trocar lâmpadas, pendurar roupas no varal. As atividades, bem conhecidas das donas de casa, podem causar sérias lesões como tendinite, bursite e artrite.


Cerca de 80% dos problemas de dores na coluna lombar são causados por músculos fracos no tronco, agravados pela maneira errada de carregar peso. É comum que as pessoas flexionem somente a coluna na hora de levantar uma criança ou algo pesado. O correto é se abaixar, dobrar os joelhos, trazer o peso perto do tronco e só assim levantar.


– Quando uma pessoa levanta um peso de maneira errada, alguns pontos da coluna sofrem uma compressão equivalente a cinco vezes o peso dela – afirma Luciano D´Elia, educador físico eespecialista em treinamento funcional.


Lavar a louça, por exemplo, é uma das atividades que mais pode sobrecarregar a coluna. A altura da pia deve ser calculada para ficar pelo menos na altura do quadril da dona de casa, para não sobrecarregar.


De acordo com Luciano, os exercícios de alongamento e flexibilidade ajudam no fortalecimento do quadril e coluna além de prevenir riscos de lesões. A maneira incorreta de pegar um pacote de açúcar no armário, por exemplo, pode causar até uma bursite.


Os músculos abdominais são responsáveis por grande parte dos movimentos e também pela postura. A regularidade de exercícios abdominais, combinados a atividades cíclicas e alimentação adequada, proporcionam vários benefícios: equilíbrio, eficiência respiratória, prevenção contra traumatismos, eficiência no processo digestivo, entre outros.
Fonte:saudeecorpo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário