domingo, 4 de novembro de 2012

O QUE É MELHOR? O PILATES OU A MUSCULAÇÃO?



Hoje a preocupação com a saúde e bem-estar físico é grande, existem diversos estilos e modalidades de exercícios físicos, que muitas vezes nos deixam em dúvida do que praticar e porque praticar.


Essa dúvida ocorre frequentemente entre o Pilates e a Musculação, ambos são métodos eficazes, mas com características peculiares.


A musculação tem o objetivo primário de desenvolvimento da força e resistência muscular, através de um treinamento com variações de carga, tempo de concentração e velocidade controláveis, contribuindo para a saúde, bem-estar e melhora do perfil estético, ou seja, tônus e aumento de massa muscular.






Já o Pilates foca no alongamento muscular e fortalecimento da musculatura profunda à superficial, de forma equilibrada, melhorando a postura e definindo músculos sem hipertrofia. A concentração é exigida para executar os exercícios com precisão, havendo necessidade de interação entre o corpo e mente.





Podemos dizer que a maior vantagem do trabalho muscular desenvolvido pelo Pilates sobre a musculação é a possibilidade de focar vários músculos simultaneamente com a ativação do CORE (músculos do assoalho pélvico e abdominais).


A opção de cada pessoa depende de sua personalidade e intenção, na maioria da vezes, quem procura o Pilates, não se adapta bem ao ambiente e rotina de academia, já quem deseja aumentar os músculos segue o caminho da musculação.


Pilates e musculação são atividades diferentes, mas que podem ser realizadas juntas, já que o Pilates é uma atividade que convive bem com qualquer tipo de treinamento esportivo. 


Para a instrutora Alice Becker, isso é plenamente possível: Unir Pilates e musculação. 


“O Pilates é a base para qualquer atividade física. 

A consciência corporal e a eficiência dos movimentos 

que ele promovem, podem ajudar 

na realização de uma musculação mais segura 

com resultados melhores e mais rápidos”.

Fonte: Revista Pilates













.

Nenhum comentário:

Postar um comentário