sábado, 10 de novembro de 2012

PILATES E MMA




Com o enorme sucesso de atletas brasileiros no UFC (Ultimate Fighting Championship), as Artes Marciais Mistas (MMA) vêm conquistando cada vez mais adeptos da modalidade no Brasil. 


Esse estilo de luta exige que o atleta adquira conhecimento e técnica de diferentes modalidades como, por exemplo, Jiu-Jitsu, muay-thai, boxe, karatê, Kickboxing, judô e tae kwon do. Sendo assim, o MMA é um esporte de contato que inclui tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão, utilizando punho, pés, cotovelo e joelhos, além de técnicas de imobilização.

Pensando na preparação física desses atletas o Pilates aparece como uma excelente opção para a melhora da performance dos lutadores, como um meio de minimizar os efeitos adversos do processo de treinamento pré e pós-competição, desenvolvendo uma melhora do bem-estar físico e mental do atleta.



Pode parecer um tanto quanto estranho relacionar o Pilates ao MMA pela forma como os exercícios são realizados, por não ser focado em aumento de massa muscular e por não ser um tipo de luta obviamente. No entanto, o método pode oferecer algo a mais, ser um diferencial para complementar o treinamento do lutador.

Pilates consiste em um sistema alternativo de movimento que ensina as pessoas a conhecerem e respeitarem os seus corpos. Trata-se de um método de treinamento físico e mental que pode ser usado tanto para condicionamento quanto prevenção e reabilitação, baseando-se em alguns princípios.


A respiração, indispensável na prática do Pilates, é um princípio muito importante, pois o controle pulmonar exigido para realizar os exercícios é muito útil no que diz respeito ao condicionamento físico.

É possível criar inúmeros exercícios, sempre fundamentados pelos princípios do Pilates, onde o atleta poderá realizar movimentos funcionais específicos da modalidade MMA, aprimorando cada vez mais sua técnica, através da melhora do gesto esportivo e consequentemente aumentando o seu desempenho durante a luta.



Entre os benefícios do Pilates para os atletas de MMA, podemos destacar um maior desenvolvimento da coordenação motora, consciência corporal e controle muscular fundamental na execução dos gestos esportivos, melhora na circulação e oxigenação sanguínea, além de promover um bom condicionamento físico geral, aumento da flexibilidade e um alinhamento postural adequado.

Um lutador com alto nível de flexibilidade tem uma chance maior de obter sucesso em lutas de solo, como o Jiu-Jitsu e a Greco-Romana, pois facilita a fuga de uma submissão, ao mesmo tempo em que dá mais opções para finalizar o oponente. 


O Pilates ainda pode atuar na reabilitação de atletas de alto nível e, o mais importante, auxiliar no trabalho de prevenção de lesões, corrigindo os desequilíbrios musculares que causam desconforto, diminuindo a sobrecarga e o gasto de energia durante os movimentos, além de reduzir dores musculares, melhorar o equilíbrio e a força.

É válido lembrar que é muito importante que as sessões de Pilates devem ser sempre orientadas por um profissional qualificado com formação em Pilates, cabendo ao mesmo a progressão segura na evolução dos exercícios dentro da capacidade física de cada atleta.
Fonte: Tudo sobre Pilates/Vinícius Vitale


ASSISTA O VIDEO MOSTRANDO TREINO DE ESTABILIDADE COM BOLA SUIÇA , EXERCÍCIOS PARA O MMA
.












Nenhum comentário:

Postar um comentário