domingo, 4 de novembro de 2012

OBESIDADE E TAMANHO DO CÉREBRO


Segundo pesquisadores, obesidade altera o cérebro

A obesidade está ligada a um maior risco de diabetes tipo 2, que é conhecida por estar associada ao comprometimento das habilidades cognitivas da pessoa. Com essa informação, o cientista Antonio Convit, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, pesquisou os impactos da obesidade sobre a estrutura física do cérebro.


Convit usou ressonância magnética para comparar os cérebros de 44 indivíduos obesos com os cérebros de 19 pessoas magras da mesma idade. Ele descobriu que os obesos tinham mais água nas amídalas cerebelosas - uma parte do cérebro envolvida no comportamento alimentar.


Segundo a pesquisa de Convit, o córtex orbitofrontal era menor em indivíduos obesos. Essa região do cérebro é importante para controle do impulso e também tem relação com o comportamento alimentar. "Isso pode significar que existem neurônios a menos, ou que esses neurônios são menores", afirma Convit.


Eric Stice, do Instituto de Pesquisa de Oregon, acredita que o resultado reforça uma frágil teoria sobre obesidade. "Se você comer demais, alterações neurais vão aumentar o risco de excessos no futuro", diz ele. Segundo essa teoria, a obesidade estaria associada a uma constante inflamação leve que, segundo Convit, explica a mudança no tamanho do cérebro.
Fonte: revista galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário