sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PILATES AUXILIA ATLETAS A SE PREVENIREM DE LESÕES










O método pode ser um grande aliado de quem pratica esportes, sobretudo dos jogadores de futebol, uma das modalidades que mais exigem fisicamente.




O Pilates é um método de condicionamento físico e reabilitação que pode trazer grandes benefícios a atletas de diversas modalidades esportivas.


Além de atuar na musculatura estabilizadora do tronco, ele trabalha também respiração, coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade, alinhamento, consciência corporal, força muscular, treinamento funcional e auxilia a reduzir o estresse.


A prevenção de lesões é um dos principais benefícios do método. A correção de desequilíbrios musculares, o ganho de força muscular específica em determinados gestos da atividade, o aumento da capacidade respiratória, da eficiência do diafragma e da performance também são observados com a prática do Pilates.
O desempenho atlético depende, além do treinamento esportivo, da prevenção de lesões que possam vir a prejudicar o treinamento do atleta e promover seu afastamento de competições. 

Um dos fatores de risco de lesões no esporte está relacionado aos desequilíbrios musculares que podem estar presentes no atleta devido à diferença de força e flexibilidade entre grupos musculares que atuam em uma mesma articulação. 

E a reabilitação e a prevenção de lesões através do Pilates visam à modificação do padrão de movimentos através do treinamento de toda a cadeia cinética, em todos os planos motores, em vez de isolar um músculo.

Enfim, o treinamento através do Pilates melhora a flexibilidade geral do corpo, a postura e a coordenação da respiração com os movimentos realizados.

Além disso, trabalha o fortalecimento do core, isto é, do centro de força (músculos abdominais, pélvicos e glúteos). A estabilização do core é essencial para a distribuição da carga entre a coluna, a pelve e a cadeia cinética.




Consciência cinestésica
O Pilates atua no desenvolvimento da consciência cinestésica do corpo. Também enfoca o bom alinhamento postural, que irá ajudar o atleta a realizar o movimento de forma eficiente, reduzindo a tensão nos músculos e articulações.

Composto por exercícios que podem ser realizados no solo (Matt), com bola e aparelhos especialmente desenvolvidos para o método, é possível, através da simulação de gestos esportivos, desenvolver um treino funcional para atletas de modalidades como natação, ciclismo, futebol, tênis, surfe e vôlei.




Futebol e Pilates

O futebol é um dos esportes que mais exigem do praticante fisicamente. Força, resistência, velocidade e agilidade são fatores determinantes e atributos necessários para a sua prática.
Com seu foco no núcleo da força, flexibilidade, estabilidade e equilíbrio, o pilates é uma excelente ferramenta para o condicionamento de futebol. Além de ajudar a acelerar a recuperação dos jogadores, o método do pilates propicia a melhora do desempenho de um jogador e ajuda a prevenir lesões.





BENEFÍCIOS


1) Trabalha respiração, coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade, alinhamento, consciência corporal, força muscular, treinamento funcional e auxilia ainda a reduzir estresse.

2) A correção de desequilíbrios musculares, o ganho de força muscular específica em determinados gestos da atividade, o aumento da capacidade respiratória, da eficiência do diafragma e da performance.

3) Trabalha o fortalecimento do core, isto é, do centro de força (músculos abdominais, pélvicos e glúteos). A estabilização do core é essencial para a distribuição da carga entre a coluna, a pelve e a cadeia cinética.


4) O treinamento através do método Pilates melhora a flexibilidade do corpo, a postura e a coordenação da respiração com os movimentos realizados.
Fonte: jornal /o tempo/ betim















Nenhum comentário:

Postar um comentário