sábado, 10 de novembro de 2012

PILATES E AVC


Pilates contribui para o tratamento do AVC

O AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como “derrame” acontece quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que enviam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea correta.

Podem ser de dois tipos:

- Acidente Vascular Hemorrágico: Ocorre um sangramento cerebral ocasionado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em consequência de hipertensão arterial, traumatismos ou problemas na coagulação sanguínea. Seu avanço é mais grave e pode ocorrer em pessoas mais jovens.

- Acidente Vascular Isquêmico: Ocorre pela ausência de circulação numa região do cérebro provocada pela obstrução de uma ou mais artérias por embolia, ateromas ou trombose. Tem maior incidência, no geral em pessoas mais velhas e fumantes que apresentam: colesterol alto, hipertensão, problemas vasculares e diabetes.



Muitas pessoas que tiveram o AVC encontram no Método Pilates, um importante complemento para o tratamento após a incidência do AVC, diante do controle e fortalecimento muscular que a prática proporciona.

Através dos exercícios o equilíbrio é refeito e permite que as conexões responsáveis pela sensação de segurança sejam estabelecidas e a realização das atividades cotidianas seja novamente restabelecida.

A prática do Pilates trabalha o corpo aliado à respiração, e prioriza os limites de cada indivíduo, levando em consideração o ritmo e o que já pode ter ocorrido com os músculos do praticante.

O Pilates contribui para a recuperação dos movimentos, melhora a respiração, postura e coordenação motora, não consiste em apenas em exercícios de alongamento e leves, refere-se a uma atividade física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário