domingo, 25 de novembro de 2012

ATENDIMENTO DOMICILIAR EM FISIOTERAPIA



A Organização Mundial da Saúde define Assistência Domiciliar como “a provisão de serviços de saúde por prestadores formais e informais com o objetivo de promover, restaurar e manter o conforto, função e saúde das pessoas num nível máximo, incluindo cuidados para uma morte digna.Serviços de assistência domiciliar podem ser classificados nas categorias de preventivos, terapêuticos, reabilitadores, acompanhamento por longo tempo e cuidados paliativos”.

O Atendimento Domiciliar é um serviço oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico em clínicas, Hospitais e Ambulatórios de Saúde. Seja por motivos de transporte, tempo, distância ou condições físicas, entre outros. O Fisioterapeuta atende, trata e reabilita na casa do paciente, de acordo com suas necessidades, distúrbios Neurológicos (AVE, TCE, Paralisia Infantil, Parkinson, etc), Ortopédicos (fraturas, entorses, contusões, etc), Respiratórios (Asma, DPOC, Bronquite,etc). Assim como também atende, para Condicionamento físico e Terapias alternativas.

Ao ser observado a melhora do paciente e a sua possibilidade de se dirigir ao ambulatório o fisioterapeuta deve assim encaminhá-lo para que ele possa interagir com a sociedade não ficando preso só ao ambiente familiar.

Posição Ética do Fisioterapeuta em Relação ao Atendimento Domiciliar

O fisioterapeuta deve ter uma postura ética no atendimento domiciliar, lembrando que ele está entrando na casa do paciente, respeitando assim o ambiente em que o paciente vive.

O fisioterapeuta pode ter como principio de conduta o próprio código de ética, o qual relata deveres e proibições que rege o dia-a-dia de um atendimento, além do seu próprio bom senso em discernir o que considera ético.
Fonte:http://fisioterapiaemjacarepagua.blogspot.com.br














Nenhum comentário:

Postar um comentário