quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DE RESPIRAR BEM.




                                 Fonte/Foto:saude.abril.com.br

É incomum considerar a importância das técnicas respiratórias, afinal respiramos o tempo todo e parece tolo colocar a atenção na respiração, não é? Parece, mas não é.
Perceba agora sua respiração. É profunda ou superficial? Sua postura física encoraja ou restringe a entrada do ar? Se atentar cuidadosamente verá que está utilizando apenas um quarto ou menos de sua capacidade pulmonar.
Pois bem, uma respiração curta e rápida manda ao cérebro uma mensagem de perigo, o que nos deixa tensos, sempre em estado de alerta. Na respiração diafragmática acontece o contrário. A inspiração lenta e profunda expande a barriga e enche mais os pulmões: 30% a mais de oxigênio que chega ao cérebro e proporciona uma sensação de bem-estar.
Mais como respirar da melhor maneira, uma vez que ajudar a respiração com a “barriga” é uma grande ajuda e ainda relaxa?!?
Coloque uma mão no ponto do umbigo (entre 2 a 3 dedos abaixo do umbigo) e a outra no centro do peito. Na inspiração sinta elevar a mão que está sobre o umbigo. Na expiração deixe descer com calma. Com a outra mão, monitore o peito para ficar imóvel e relaxado – é uma excelente forma de percepção dos músculos envolvidos neste movimento. É o movimento natural da respiração.
Se você ainda tiver dificuldade com esta parte da respiração, deite-se de costas. Coloque um livro no ponto do umbigo e sua mão no centro do peito. Ao inalar, o livro sobe em direção ao teto. Ao exalar, abaixe-o à posição inicial. Com suas mãos, monitore o peito para que esteja parado e relaxado.
Alguns benefícios que a respiração longa e profunda trás pra sua vida:

1. Relaxa e acalma pela influência sobre o sistema nervoso parassimpático. Este relaxamento é de preferência de um modo mais ativo que passivo. Ele reajustará e iniciará seu cérebro para aquelas decisões corretas, que fluirão automaticamente em situações de crise.

2. Dá energia, aumenta a vitalidade e a consciência para a força vital na respiração.

3. Reduz e previne a estocagem de toxinas, formadas pela limpeza do muco dos pequenos sacos de ar (alvéolos) dos pulmões.

4. Estimula a produção de químicos (endorfinas) no cérebro, eliminando a tendência à depressão.

5. Traz o cérebro para um novo nível de alerta.

6. Bombeia o fluído espinhal para o cérebro, dando maior energia.

7. A respiração longa e profunda aumenta a capacidade pulmonar e, acrescida da concentração, estimula a pituitária a secretar, melhorando a intuição e todo o poder da mente.

8. Encher os pulmões até sua capacidade revitaliza, alimenta e reajusta o campo eletromagnético.

9. Limpa o sangue. Regula o pH do corpo (equilíbrio ácido-alcalino) que afeta sua habilidade para lidar com situações estressantes.

10. Dá capacidade de controlar a negatividade e as emoções, mantendo clareza, cabeça fria, paciência e positividade.

11. Reduz insegurança e medo.
Fonte: Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF






veja também matéria publicada em
26 out 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário