terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PROBLEMAS DE ATM E TRATAMENTO COM RPG - CURITIBA , PARANÁ




Disfunção Temporomandibular






A articulação têmporo-mandibular (junta entre a cabeça e a mandíbula) é um local que devido aos hábitos da vida moderna e miscigenação, tem apresentado problemas que causam dores de cabeça, dores no pescoço, dor de ouvido, dor na face, cansaço ao mastigar, bruxismo, desgaste de alguns dentes, estalos e travamentos ao abrir e fechar a boca.

A articulação da mandíbula é formada por músculos potentes como o masseter (o mais potente do corpo humano), o que gera grandes pressões nesta articulação, refletindo em dentes, pescoço, crânio, ouvido e na deglutição.




As desordens temporomandibulares, também conhecidas pelo termo disfunção temporomandibular (DTM), constituem um grupo de patologias que afetam os músculos mastigadores, a ATM (articulação temporomandibular) e/ou estruturas associadas.




A incidência deste tipo de disfunção tem vindo a aumentar consideravelmente, calculando-se que na atualidade 50 a 75% da população exibe pelo menos um sinal e 25% tem sintomas associados.

Do mesmo modo, as alterações morfológicas do sistema locomotor (DCE), decorrentes dos hábitos posturais e da idade, constituem nos dias de hoje uma das mais graves doenças no grupo das doenças crônico-degenerativas. 

Qualquer dos tipos de disfunção pode ser altamente debilitante para o paciente, sendo que, no caso da DTM, os sinais e sintomas podem variar entre: dor, cefaléias, ruído articular; alterações da dinâmica mandibular, desvios e deflexões, restrição dos movimentos e alterações do tônus muscular. Verifica-se ainda que a prevalência é maior em mulheres, bem como adultos com idades compreendidas entre os 15 e os 45 anos.

A hiperatividade muscular corresponde a 80% da etiologia da DTM e tem por sua vez como principal causa a prática de hábitos parafuncionais que são agravados pelo stress emocional. Outras causas são alterações na oclusão, condições sistémicas e, nos últimos anos, alguns autores têm vindo a apontar as alterações posturais, como potencial fator etiológico ou perpetuante da DTM.

A ATM representa a ligação da mandíbula à base do crânio, que por sua vez apresenta conexões musculares e ligamentares com a região cervical. Juntos formam um sistema funcional denominado sistema crânio-cervico-mandibular.

De acordo com Souchard, uma tensão inicial nas cadeias musculares é responsável por uma sucessão de tensões associadas. Cada vez que um músculo se encurta, aproxima as suas extremidades e desloca os ossos sobre os quais ele se insere, bloqueando as articulações e deformando o corpo. Todos os outros músculos que se inserem sobre esse osso, serão alterados pelo deslocamento que se propagará sobre outros ossos e músculos, iniciando assim uma cadeia de eventos danosos ao organismo.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Bricot foi outro dos autores a sustentar que distúrbios do aparelho estomatognático, como a hiperactividade muscular, levam a anteriorização cérvico-escapular. A atividade aumentada dos músculos da mastigação interfere na musculatura de contra-apoio (esternocleidomastoideo, trapézio…) levando ao encurtamento dos músculos posteriores do pescoço e alongamento dos anteriores, promovendo uma projeção anterior do corpo que ultrapassa o quadrilátero de sustentação. Simultaneamente, a posição anterior da cabeça irá provocar distúrbios de posicionamento e funcionamento mandibular, levando a uma crescente tensão na musculatura mastigadora e, consequentemente, DTM.



O tratamento com a RPG é feito através de técnica manual, após avaliação da mordida, postura da cabeça e pescoço e coleta dos sintomas do paciente. O tratamento objetiva o relaxamento e equilíbrio das articulações mandibulares, cervicais e seus respectivos músculos, 

No tratamento se observam todas as desarmonias do corpo e se identificam quais cadeias musculares são responsáveis por essas alterações. O trabalho é feito através de posturas ativas, ou seja, o fisioterapeuta interage todo o tempo com o paciente, dando o comando verbal (orientando), além de corrigir através de manobras a postura. Tais posturas visam ao equilíbrio do tônus muscular (fazer com que o tônus oscile dentro de uma faixa de normalidade).
Fonte: Postura e Disfunção Temporo-Mandibular: Controvérsias Atuais Volume 49, N°2, 2008 Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial












veja também matéria publicada em
6 nov 2010
PROBLEMA NA ATM PODE PREJUDICAR O CORPO?





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário