quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DOENÇA MUSCULAR X PILATES

.
PILATES PARA O TRATAMENTO DE VÁRIAS DOENÇAS MUSCULARES

A técnica oferece muitos resultados positivos em distúrbios musculares

Desenvolvido na década de 1920, foi há menos de 10 anos que o pilates ressurgiu dos centros de saúde para ganhar academias, clínicas estéticas e, consequentemente, o gosto popular. 

Era o exercício da moda, principalmente para as mulheres que buscavam enrijecer e tonificar os músculos de todo o corpo. Hoje, a técnica, reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral e articulações, aumenta a resistência física e mental, corrige a postura, promove o alívio de tensões, estresse e dores crônicas, além de estimular o sistema circulatório e a oxigenação de todo o corpo, entre outros benefícios.

Segundo o fisioterapeuta e especialista em pilates, Reinaldo Custódio de Oliveira Júnior, a técnica envolve exercícios com contrações e alongamentos constantes que buscam o equilíbrio muscular, o alinhamento da postura e o enrijecimento da musculatura do centro do corpo, o que faz com que a pessoa sofra menos dores, principalmente na coluna. 

“Prepara a pessoa também 
para a atividade física 
ajudando tanto no condicionamento físico 
quanto no reequilíbrio da musculatura”. 

Ou seja, não há problemas em associar o pilates com outras atividades convencionais, como musculação, futebol, natação e etc, já que a técnica pode favorecer o desempenho de quem atua com esportes ou atividades com cargas.

Embora não seja uma atividade destinada ao emagrecimento, por não ser um exercício aeróbico, o especialista explica que a perda de medidas acaba sendo alcançada, porque ao enrijecer a musculatura, o pilates modela o corpo. 

“Para quem deseja emagrecer, 
o ideal é trabalhar uma reeducação alimentar 
juntamente com a realização 
de algum exercício aeróbico, 
como bicicleta, corrida e natação. 
Aí sim, associado ao pilates, 
o exercício proporcionará ainda mais resultado” 

afirma Reginaldo Custódio.

Para obter todos os benefícios do pilates, o fisioterapeuta informa que a técnica pode ser praticada todos os dias, mas basta praticá-lo de duas a três vezes por semana com intervalos de um dia. 

Mas o especialista alerta que é necessário realizar o pilates sempre sob a supervisão de um profissional capacitado para evitar o desenvolvimento de lesões e má postura, resultantes da prática inadequada. Entre os profissionais indicados para a prática estão fisioterapeutas e educadores físicos.


Como o pilates aumenta a flexibilidade, o tônus e a força muscular, melhorando a coordenação motora e a maior mobilidade das articulações, é indicado para pessoas que sofrem de hérnia de disco, exceto quem enfrenta a fase aguda da doença, portadores de bico de papagaio e lesões nas articulações, como as de joelho. 

Vale lembrar que a técnica facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas, o fortalecimento dos órgãos internos, o aumento da concentração e da qualidade da respiração, promovendo o relaxamento completo do corpo e até a melhora do desempenho sexual.
Fonte: jornal da manhã online







veja também matéria publicada em
6 abr 2010








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário