domingo, 13 de janeiro de 2013

IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO


O alongamento é de fundamental importância tanto para as pessoas comuns como para os atletas, pois alongar os músculos rígidos ou encurtados influência na melhora da mobilidade das articulações, no movimento da coluna lombar e pélvica, diminui as dores, melhora no equilíbrio do grupo muscular, evitando lesões recorrentes, postura incorreta e dor.

Para os atletas o alongamento torna-se de extrema importância, pois eles estão mais vulneráveis a lesões e podem sofrer com dores nos joelhos, quadris e coluna. O alongamento dos músculos é tão importante na manutenção do corpo, quanto o desenvolvimento da força.

O alongamento nunca pode ser usado para aquecer o corpo. Alongar sem aquecimento ou de forma errada, pode surgir problemas de rupturas ou microlesões das fibras musculares, ligamentos e articulações. Então antes de alongar-se, faça uma caminhada de 10 minutos ou alguns movimentos aeróbios para aquecer o corpo.

O segredo para um bom alongamento é estar consciente de quais músculos você está alongando. Durante o alongamento sinta uma tensão moderada, não force, use a respiração para ajudar, faça cada exercício por no mínimo 30 segundos, cada alongamento é uma benção para seu corpo.




PRECAUÇÕES DURANTE O ALONGAMENTO
  • Não force o alongamento;
  • Não faça alongamento brusco;
  • Use a expiração para facilitar o alongamento;
  • Manter a tensão somente nos músculos alongados.







veja também matéria publicada em
25 mai 2012







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário