terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PILATES: PARECE FÁCIL, MAS NÃO É !!!



Pilates: parece fácil, mas exige muito


Não há como negar: o Pilates veio para ficar. Acredito que quando Joseph Hubertus Pilates desenvolveu este método, não imaginava que se tornaria tão popular. Ele invadiu academias e estúdios e os cursos para profissionais da área de fisioterapia e professores de educação física se multiplicaram exponencialmente.


Recebi um convite para fazer quatro aulas para avaliar e testar o método. Basicamente, há duas modalidades: o Mat Pilates – no solo, basicamente utilizando somente as alavancas e o peso do corpo – e o Pilates com aparelhos, que usa outras alavancas, que podem facilitar ou dificultar os exercícios, além de permitir maior variação de movimentos.

Fiz as aulas de Pilates, com ênfase nos aparelhos, e fui surpreendido. Os exercícios em vídeo e nas academias pareciam fáceis. Mas se tornam um grande desafio se respeitarmos os princípios do método – técnica correta de respiração, ativação de músculos estabilizadores do tronco, postura, etc).

Como praticante de vários métodos, elaborei abaixo uma tabela comparativa entre musculação, ioga e Pilates, sem pretensão de rotular uma atividade como melhor ou pior – mas apenas para ilustrar o seu resultado no aspecto físico.
ModalidadeFlexibilidadeCoordenaçãoEquilíbrioForçaMassa Muscular
Musculação++++++++++
Pilates++++++++++
Ioga+++++++++++
Fonte: veja.abril.com.br
Por Renato Dutra










veja também matéria publicada neste blog
em 18 jul 2010












.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário