domingo, 13 de janeiro de 2013

POSIÇÃO CORRETA DA CABEÇA NO PILATES



A girafa nos ensina algo que realmente precisamos praticar no Pilates. Isto é, o pescoço é uma extensão da coluna. Nossas cabeças podem atingir o céu enquanto nossos ombros relaxam, e tudo isso sustentado por um core forte.


Para termos um bom alinhamento da coluna, temos que ter um equilíbrio muscular, menos stress e economia de energia muscular. Quando não conseguimos manter esse alinhamento, alguns músculos sofrem sobrecarga e se tornam fortes ou tensos, enquanto outros se enfraquecem e perdem sua função.



Para o alinhamento ideal temos alguns pontos de referência (fio de prumo): através do lobo da orelha, através dos corpos das vértebras cervicais, através da articulação do ombro, pelo centro do tronco (corpos das vértebras lombares), pelo trocânter maior do fêmur, levemente anterior à linha média do joelho e levemente anterior ao maléolo lateral.



Sabemos que esse padrão postural é ideal, porém não é real.


No alinhamento ideal buscamos: a cabeça neutra, cervical apresentando curvatura normal, escápulas alinhadas, torácica e lombar com as curvaturas normais, pelve neutra e nivelada, quadril, joelhos e tornozelos neutros. Os abdominais e os extensores de quadril se equilibram para inclinar posteriormente a pelve e os músculos lombares e os flexores de quadril se equilibram para inclinar anteriormente a pelve.





veja também matéria publicada em
21 ago 2010
ALONGAMENTO AXIAL - ALONGAR O CORPO LONGITUDINALMENTE






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário