quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"ROUPA DA NASA" - THERASUIT AUXILIA PACIENTES NEUROLÓGICOS




Quem conhece ou tem alguma pessoa na família que sofre com distúrbios neurológicos sabe o quanto são difíceis os tratamentos, não é verdade? A fisioterapia tem papel importante nesse processo, e a anos já vem realizando um método inovador chamado de Therasuit.

Foi criado em Michigan, nos Estados Unidos, para acelerar a evolução física do paciente. Este é um programa intensivo, e os exercícios são realizados com uma veste especial, conhecida como “roupa da NASA”, por ser baseada nas roupas dos astronautas. 

A veste é produzida com um material antialérgico que contém capa, capacete, bermudas, joelheiras, anexos para o braço e para os pés. Todos esses elementos são ligados uns aos outros através de um sistema de elásticos e, em outras etapas, os exercícios podem ser realizados também dentro de uma grade de ferro espaçosa.

Adultos e crianças acima de dois anos podem recorrer ao tratamento, que precisa sempre ser orientado por um profissional. Os exercícios ajudam principalmente a aumentar a força muscular, ter melhor controle e equilíbrio do corpo, a melhorar a resistência, diminuir os movimentos involuntários, aumentar as atividades funcionais, como o sentar e o levantar, por exemplo, e ajudam a alinhar o corpo o mais próximo do normal possível. 


A fisioterapeuta Paloma Lisboa Boechat, especialista no método therasuit, explica que a diferença em relação ao tratamento convencional de fisioterapia é exatamente pela questão do tempo, porque o método é intensivo e incentiva o organismo a uma evolução motora mais rápida. “O programa é realizado em até um mês, cinco vezes na semana e, em média, quatro horas por dia. “Após este período o paciente deve continuar o tratamento convencional por alguns meses, voltando ao método therasuit assim que o especialista julgar necessário”, completa a fisioterapeuta.

Para entender melhor como funciona, o método pode ser realizado de três formas: sistema de polias, spider e therasuit. “O sistema de polias e o spider são realizados dentro da grade. As polias são cordas que dão resistência ao paciente e o spider permite que este produza movimentos independentes, enquanto o seu corpo, preso por um cinto, é sustentado por cordas elásticas. A veste do therasuit pode ser utilizada para exercícios associados à polia e ao spider ou para exercícios fora da grade. Cada paciente tem um programa individual, e nem sempre é necessário passar pelas três fases”, completa Paloma.





História

O método therasuit foi criado em 2002 por um casal de fisioterapeutas americanos, pais de uma menina com paralisia cerebral. Desde então, o método criou força e adquiriu conceito diante dos tratamentos de fisioterapia no mundo. Hoje são mais de 2.500 terapeutas treinados, divididos pela América do Norte, Europa, Oriente Médio, América do Sul, Ásia, Austrália e África. A técnica é relativamente nova no Brasil; chegou em 2005, mas o número de profissionais qualificados tem aumentado, já que neste ano foi iniciado o curso, em língua portuguesa, para os profissionais se especializarem nos EUA. Infelizmente esse ainda é um tratamento pouco acessível, pois a veste e os equipamentos são caros, mas os resultados têm sido bastante positivos.
Fonte:www.fisioterapia.com








veja também matéria publicada em
1 mai 2011
ROUPA USADA PELA NASA AUXILIA CRIANÇAS ESPECIAIS









para maiores informações:

Associação Brasileira do Método Therasuit

Rua Clementine Brenne, 418 - Morumbi

São Paulo - SP, Brasil. Tel.: 55 (11) 3742-7299






.

.
.

5 comentários:

  1. Ola tudo bem,

    Meu nome é Rodrigo Fernandes Luiz, sou fisioterapeuta e aplico o Método TheraSuit em Florianópolis/SC.

    O Therasuit é um método desenvolvido por um casal de fisioterapeutas americanos que tem uma filha com Paralisia Cerebral. O método consiste em exercícios de alongamento e fortalecimento com um traje baseado na roupa de astronautas para a realização de exercícios no espaço, sem a gravidade.O tratamento é realizado durante 3 semanas, todos os dias durante 3 horas por dia, é um tratamento intensivo que garante fortalecimento muscular, melhora na coordenação motora e no alinhamento postural, desenvolvendo assim a funcionalidade do paciente.

    Convido você a vir a Florianópolis, para conhecer de perto o método e nossas instalações. Atendo na Clinica K&F , www.clinicakef.com.br ,

    Qualquer informação, mande-me um email ou me ligue (48) 8823-1774
    Estou a disposição pra te esclarecer de qualquer dúvida, ok

    Segue um link de uma matéria do Fantástico de ontem pra você conferir

    http://rodrigofisioterapia.blogspot.com.br/2013/03/therasuit-no-fantastico.html

    Obrigado pela atenção

    Rodrigo Fernandes Luiz

    ResponderExcluir
  2. Como faço para comprar a roupa therasuit ?

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia Rodrigo!

    Gostaria de saber quanto está a sessão ou o mês de tratamento em sua clínica..

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber tbem como faço para comprar a roupa do therasuit?

    ResponderExcluir
  5. Como comprar essa roupa therasuit. Meu email tisiqueira@hotmail.

    ResponderExcluir