domingo, 20 de janeiro de 2013

O TRATAMENTO DE ATM COM REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG) - CURITIBA



A articulação têmporo-mandibular (junta entre a cabeça e a mandíbula) é um local que devido aos hábitos da vida moderna e miscigenação, tem apresentado problemas que causam dores de cabeça, dores no pescoço, dor de ouvido, dor na face, cansaço ao mastigar, bruxismo, desgaste de alguns dentes, estalos e travamentos ao abrir e fechar a boca.

A articulação da mandíbula é formada por músculos potentes como o masseter (o mais potente do corpo humano), o que gera grandes pressões nesta articulação, refletindo em dentes, pescoço, crânio, ouvido e na deglutição.

O bruxismo e o apertamento são disfunções comuns e tem um fundo emocional na qual o paciente tem o hábito inconsciente de ranger e apertar os dentes. Mas também tem um fundo funcional na qual uma mordida mal posicionada distribui de forma irregular a pressão nos dentes e altera as tensões musculares. No início estas patologias não causam sintomas, mas com o passar do tempo provocam dores de cabeça e artrose (desgaste) na articulação da mandíbula, o que causa estalidos e dores na mesma.

Tratamentos dentários como: extração dos dentes, colocação de prótese, aparelhos ortodônticos e obturações que não tenham tido um bom resultado, podem alterar o posicionamento da mandíbula provocando mordida cruzada ou outros posicionamentos anormais causando tensão muscular e outras respectivas alterações.

O tratamento com a RPG é feito através de técnicas manuais, após uma avaliação da mordida, postura da cabeça e pescoço e coleta dos sintomas do paciente. O tratamento objetiva o relaxamento e equilíbrio das articulações mandibulares, cervicais e seus respectivos músculos.





veja também matéria publicada em
6 nov 2010
PROBLEMA NA ATM PODE PREJUDICAR O CORPO?




.



Nenhum comentário:

Postar um comentário