sábado, 26 de janeiro de 2013

O EXERCÍCIO AERÓBICO DEVE SER FEITO ANTES OU DEPOIS DA MUSCULAÇÃO?


Em que momento praticar a atividade aeróbica?


Para auxiliar na redução de medidas dos membros inferiores: 
Faça aeróbico primeiro, de preferência um trabalho de alta intensidade, com a freqüência cardíaca mais alta (em torno de 85%), intervalando com um ou dois minutos de recuperação e freqüência mais baixa (70%). Treine musculação na seqüência e evite que o treino todo ultrapasse 1h15m.




Para problemas de pressão alta ou problemas cardíacos: 
Faça aeróbico primeiro, para regular o ritmo cardíaco e manter a pressão controlada. Nessa situação, a intensidade deve ser baixa, em torno de 65 a 70 %, já que há fatores de risco, e a duração deve ser em torno de 40 a 45 minutos. Faça musculação imediatamente após e nunca bloqueie a respiração durante a execução dos exercícios (inspire e expire naturalmente).




Para emagrecimento: Sem dúvidas, faça musculação primeiro. 
O treino de musculação utiliza principalmente carboidratos como fonte energética, portanto, se você efetuar um bom treino, diminuirá muito essas reservas de carbo e quando iniciar o aeróbico entrará em metabolismo (queima) de gordura mais rapidamente. Se fizer aeróbico primeiro, perderá essa vantagem, além de queimar uma parte de seu estoque de carbo e dificultar seu treino de musculação.




Para ganho de massa muscular: 
Programas de treinamento tanto de resistência quanto aeróbico reduzem a magnitude do aprimoramento na força e potência musculares, ou seja, o treinamento aeróbico dificulta o desenvolvimento máximo da força e da potência quando realizado simultaneamente ao treinamento de força
Porém, o condicionamento cardiovascular também deve ser aprimorado, neste caso, sempre indico o aeróbico, pelo menos 20 minutos, duas ou três vezes por semana. Dr. José MariaSantarém cita: “os exercícios anaeróbios propiciam emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda atividade metabólica de síntese protéica e glicídica ocorre à custa de energia aeróbia proveniente, na sua maior parte, dos ácidos graxos do tecido adiposo”. Por isso não se preocupe, pois você vai ficar sequinho praticando musculação também.



Aeróbico em jejum: (Dica doPersonal Trainer Flávio Settanni) A única exceção. Se seu objetivo é emagrecer e você tem condição de fazer aeróbico logo que acorda (não mais que 15 minutos após), faça-o em jejum, com intensidade baixa (no máximo 70%), tome café da manhã logo em seguida e planeje seu treino de musculação para após o café ou outro horário. Muitos podem criticar esse tipo de treinamento, mas experimente e observe a gordura derretendo mais rapidamente. Muitas pessoas se sentem fracas logo que acorda, mas se você tem disposição, tente e depois comente a experiência com a gente. 
Fonte: PORTALEMFORMA.com.br







veja também matéria publicada em
7 dez 2012

O QUE É MELHOR PILATES OU MUSCULAÇÃO?






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário