segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LESÃO NO LABRUM DO QUADRIL PODE SER CONTROLADA



A lesão labral no quadril é simples ou complexa?

Dr. Marcos Britto da Silva: A lesão do quadril não é uma lesão simples, ela é causada pelo impacto femoroacetabular, que nada mais é do que um choque entre o colo do fêmur e a reborda do acetábulo, que é a parte do quadril onde o osso se encaixa.




Ela acontece com frequência?


Britto da Silva – A lesão labral é um diagnóstico recente e muitos médicos ainda não conhecem a patologia, porém é uma causa frequente de dor no quadril e algumas vezes de dor irradiada para a coxa.
O que leva uma pessoa a ter este tipo de lesão?

Britto da Silva - Ela é causada por impacto repetido entre o fêmur e o acetábulo, por isso é mais frequente nos atletas jovens. Existem dois tipos de impacto: CAM quando a deformidade está na cabeça do fêmur, e PINCER quando ocorre impacto entre o colo do fêmur e a reborda acetabular.

A recuperação é rápida?

Britto da Silva - O tratamento inicial é conservador, porém esse tratamento falha na maioria dos casos quando tratamos atletas. Muitos pacientes requerem cirurgia e nesses casos a recuperação é mais demorada, de algumas semanas.

É uma lesão típica de atleta, ou qualquer pessoa pode sofrer?

Britto da Silva – Qualquer pessoa pode ter lesão labral, porém é muito mais frequente nos atletas. Inclusive, alguns estudos recentes têm associado o impacto femoroacetabular como sendo um predisponente da artrose do quadril.

Qual é o perfil do lesionado?

Britto da Silva - O paciente típico é o homem jovem, atleta entre 20 e 40 anos, com pequena dor intermitente no quadril, que piora com as atividades físicas. Em geral, a dor progride lentamente e algumas vezes o paciente relata que a dor surgiu após um pequeno trauma.

Fonte: Terra


As lesões labrais do quadril se tornaram muito frequentes nos últimos anos, porém o sucesso de seu tratamento ainda é bastante controverso.
O labrum acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste o acetábulo, parte interna do quadril onde o femur se encaixa. O labrum tem varias funções importantes na articulação do quadril como manter a pressão intra-articular e ajudar na distribuição do liquido sinivial. Por esse motivo ele é descrito por muitos autores como o menisco do quadril.
As alterações anatomicas do fêmur, do acetábulo ou de ambos, podem levar à lesão do labrum, por mudar a relação normal entre a articulação e causar o impacto do fêmur contra o acetábulo durante os movimentos normais do quadril, principalmente a flexão e a rotação interna, ocasionando não somente a lesão labral mais também a lesão da cartilagem acetabular, sendo um fator predisponente desencadeador da artrose do quadril.
Aqueles atletas que apresentam uma lesão do labrum acetabular podem apresentar dor na região inguinal e nádegas. A maior incidência desse tipo de lesão é a população praticante de atividade física, amadores ou profissionais, qualquer indivíduo pode apresentar esse tipo de lesão.
O tratamento desse tipo de lesão pode ser realizado de maneira conservadora ou cirúrgica. O tratamento conservador consiste basicamente em fisioterapia atraves de equilibrio muscular entre os musculos do quadril com ênfase nos músculos adutores e abdutores, porém o fortalecimento desses músculos deve ser orientado por um profissional, ja que um exercício feito sem orientação pode levar a maior atrito na região e piora do quadro.
O tratamento cirúrgico é realizado por meio de artroscopia e visa corrigir a lesão do labrum e também


a deformidade causadora da lesão, esse tipo de tratamento é adotado geralmente na falha do tratamento conservador.

Fonte: glauberalvarenga


Canelite – Parte dos corredores de médias e longas distâncias apresenta dor na canela. Saiba o que é e como.






veja também matéria publicada neste blog
em 15 nov 2010
O QUE É LESÃO DE LABRUM DO QUADRIL?





.

4 comentários:

  1. Dr. Brito,
    Há meses tenho sentido sistematicamente uma dor no quadril. Procurei um ortopedista que deu a dor como sendo a irradiação de uma iniciante hérnia de disco na vértebra L5, prescreveu fisioterapia, porém os resultados foram insatisfatórios, há algum exame específico para diagnosticar se esse caso se trata de uma lesão de labrum do quadril?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!!

      O exame mais indicado é a ressonância magnética!

      Excluir
    2. Olá amigo!!

      O exame mais indicado é a ressonância magnética!

      Excluir