sábado, 2 de fevereiro de 2013

CORRER OU CAMINHAR?

s aliadas para perder peso, não há consenso sobre que é mais eficaz


Conheça os benefícios de cada uma das modalidades

Quem caminha geralmente tem a impressão de que as pessoas que correm obtêm mais benefícios da prática do exercício. É bastante comum o praticante de caminhada ter o sonho de, em algum tempo, sair correndo por aí. A boa notícia é que ambas as práticas proporcionam saúde e bem-estar, cada qual respeitando os limites do praticante. 



— Determinar o que trará mais resultados, inclusive na perda de peso, é uma tarefa que envolve diversos fatores e análises, conforme as necessidades individuais de cada um — explica Givanildo Holanda Matias, personal trainer, especialista em Fisiologia do Exercício. 

A opção por correr ou caminhar depende principalmente das condições do "atleta" iniciante ou que está retomando um programa de atividade física. Questões como nível atual de condicionamento físico e preferências pessoais devem ser levados em conta. 

— O que determina a queima de mais ou menos gordura em qualquer atividade física é a intensidade do exercício. Essa queima também varia de acordo com fatores como idade, sexo, composição corporal, estatura e nível de condicionamento físico — ensina o fisiologista. 

Matias esclarece que quando faz uma caminhada, a pessoa trabalha em intensidade mais baixa, e com isso a predominância maior é do trabalho aeróbio (em que o organismo utiliza o oxigênio em seu metabolismo). 

— Uma caminhada de uma hora queima em média 480 calorias energéticas, das quais 70% são de gordura. Uma corrida queima o dobro de calorias, das quais apenas 30% ou 40% são de gordura — observa. 

Isso se explica porque quando se começa a correr, a intensidade do exercício aumenta e, em contraponto, diminui a contribuição da gordura como fonte de energia. Em uma hora correndo, o gasto energético é maior, predominantemente pela queima de carboidratos. Daí a importância do consumo dessa categoria de alimentos (pães, massas, cereais, frutas) periodicamente. 


Acompanhamento médico:



Independentemente da preferência de cada um, iniciar ou manter uma atividade física exige um check-up médico de manutenção, principalmente da pressão arterial e da frequência cardíaca - tanto em repouso quanto em movimento -, que podem "explodir" se não houver um controle adequado, mesmo quando o exercício é aparentemente leve. 
— A segurança é o item principal para a opção, principalmente quando se trata de indivíduos mais velhos ou obesos, já que exercícios de alto impacto também podem sobrecarregar músculos, articulações e o sistema cardiorrespiratório — alerta. 

Para ele, é interessante que a pessoa sedentária inicie uma atividade aeróbia com intensidade mais baixa, progredindo continuamente. 

— Ninguém deve ter pressa para entrar em forma ou emagrecer. O bom desempenho vai naturalmente exigindo uma progressão contínua e gradual, que só otimizará o condicionamento físico e os resultados — garante. 


Para quem já se decidiu pela caminhada ou pela corrida,  algumas orientações básicas: 

— Nunca se exercite em jejum. Com esse hábito, a pessoa pode chegar a um quadro hipoglicêmico (baixa glicose) ou de pressão baixa (hipotensão), tendo a sensação de tontura ou desmaio. Além disso, para queimar energia, é preciso que ela exista em reserva no organismo. 

— Deve ser feito, ao menos, o consumo de uma fonte rica em carboidrato e proteína, seja fruta, barra de cereal, pãozinho, iogurte ou queijo, sem, obviamente, alimentar-se em excesso. 

— Não existe um "horário ideal". A prática de exercícios matutinos, vespertinos ou noturnos depende da disponibilidade e da preferência individual. 

— Alongue-se. Qualquer atividade física realizada sem alguns minutos iniciais de alongamento de membros superiores, inferiores e tronco pode resultar em distensões e cãibras - principalmente no tempo frio e pela manhã. 

— Existem técnicas de corrida que analisam desde o tipo de pisada e o calçado mais adequado, até a progressão de ritmos. 

— O ideal é procurar orientação profissional para um planejamento apropriado, que otimizará o cumprimento de metas estabelecido. 

— É preciso preparo muscular. Para a obtenção de resultados, o ideal é associar atividades aeróbias - corrida, caminhada, natação, bicicleta, jogos de equipe - a um trabalho de fortalecimento muscular, seja com aparelhos ou em exercícios livres, utilizando o peso do próprio corpo, halteres, caneleiras e bolas. 

— Se forem feitos de maneira recreativa, dinâmica e objetiva, atraem e incentivam ainda mais a pessoa.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br

Em





v veja também matéria publicada em
229 nov 2011
   DICAS PARA COMEÇAR CORRER
b




ve
veja também matéria publicadaEmbora boas aliadas para perder peso, não há consenso sobre que é mais eficazora .boas aliadas para perder peso, não há consenso sobre que é mais eficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário