terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PRINCIPAIS DOENÇAS NOS PÉS DE CRIANÇAS


Principais doenças podológicas infantis
Na idade infantil as principais alterações do pé são o Pé Plano, Pé Valgo, Marcha em intraversão, Geno Valgo, Hiperhidrose, Onicocriptoses e Verrugas Plantares.


- Pé chato é o termo que é usado vulgarmente pelo senso comum, referindo-se ao termo tecnicamente definido como Pé Plano. Este tipo de pé caracteriza-se principalmente por apresentar uma diminuição ou ausência do Arco Longitudinal Interno (ALI).


A diminuição do arco do pé é frequente existir nos pés dos recém-nascidos. No entanto, com o processo de aprendizagem da marcha e do desenvolvimento motor deve existir paralelamente associado um desenvolvimento ósseo, muscular e ligamentar capaz de desenvolver uma morfologia fisiológica do pé, ou seja a configuração do Arco Longitudinal Interno.
O pé plano na criança não é preocupante até aos dois anos de idade, exceto em situações mais evidentes ou patológicas, devendo por isso, a partir desta idade, existir a normalização do pé e a configuração do arco interno.



- O pé valgo caracteriza-se pela inclinação dos calcanhares, ficando os tornozelos inclinados para dentro e o calcanhar com um desvio para fora.

 Na maioria dos casos, este tipo de pé não provoca dor na criança. Os principais sinais de alerta na criança com este tipo de pé são as quedas frequentes, o desgaste e a deformação do calçado pela zona interna e em alguns casos a junção dos joelhos (Geno Valgo) associados ao pé plano valgo.



- As crianças com Marcha em intraversão caminham com a ponta dos pés voltadas para dentro, sendo característico neste tipo de marcha um desgaste acentuado da sola do sapato na zona Antero-externa, estando também associadas as quedas frequentes.


- A onicocriprose, conhecida vulgarmente por unhas encravadas, são alterações das lâminas ungueais, unhas, que se podem manifestar em idade muito precoce, caracterizando-se por apresentar inflamação dos tecidos em volta da unha, podendo evoluir para infecção. A presença de dor é um dos sintomas particulares, assim como, em alguns caos mais severos, o aparecimento de tecido esponjoso sobreposto à unha e com supuração de pus.

Este tipo de alteração pode estar associado ao corte incorrecto das unhas, ao calçado apertado, ao excesso de transpiração ou a alterações mecânicas e desvios dos dedos que provocam micro traumatismos repetitivos capazes de desencadear um processo inflamatório e patológico da lâmina ungueal.


- As verrugas plantares são tumorações benignas causadas pelo Human Papovoa Vírus (HPV), as quais aparecem de forma insidiosa. Na fase inicial é uma lesão de pequenas dimensões que vai evoluindo em tamanho e em número.

Caracterizam-se por apresentarem uma elevação na pele associada a um espessamento da mesma, podendo apresentar pontos escuros na região central de lesão. Podem aparecer em qualquer zona do pé. No entanto, aparecem frequentemente na região plantar. Este tipo de patologia é contagiosa devendo por isso ser rapidamente diagnosticada e tratada.


- Hiperhidrose é sinónimo de excesso de transpiração, responsável pela maceração da pele e fragilidade da mesma.
Fonte:familia.sapo.pt











.

Nenhum comentário:

Postar um comentário