terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O QUE É MELHOR PARA EMAGRECER, CORRER OU CAMINHAR?
















Não é de hoje que ouço, principalmente nas academias, que caminhar é uma atividade melhor para emagrecer do que a corrida. Na verdade essa afirmação vem de uma prerrogativa correta, mas que é analisada de forma errada por muitos profissionais.

Aqueles que afirmam que a caminhada emagrece mais baseiam se no fato de que nosso organismo em repouso obtém a energia necessária para se manter, principalmente da gordura  e que quanto mais intenso a atividade física, maior a porcentagem de carboidrato utilizada para obter essa energia. Portanto, para eles, quanto menor a intensidade, maior a porcentagem de gordura gasta e maior a perda de peso. Assim seria explicado o porquê a caminhada seria mais eficiente se o objetivo é emagrecer.

Porém essas pessoas se esquecem de dois pontos que precisam ser analisados; primeiro é de que o emagrecimento tem relação direta com o balanço CALÓRICO negativo, ou seja, você tem que gastar mais calorias do que consome para poder emagrecer. É lógico que se conseguirmos queimar essas calorias em forma de gordura seria muito melhor, porém o foco não deve ser esse no início e sim o balanço negativo calórico.

Outro ponto muito importante é que aquela porcentagem de gordura/ carboidrato se altera em todo estresse agudo do organismo, isto é, sempre que o nosso sistema metabólico é estressado ele vai atrás de energia de uma fonte na qual a extração de energia seja mais fácil, isto é, o carboidrato. Então em um primeiro momento, se você é sedentário, e começa a correr seu organismo vai tirar a energia necessária do carboidrato, pois para ele é mais fácil. Entretanto se essa corrida se tornar algo frequente seu organismo não mais entenderá aquilo como um estresse muito grande e voltará a retirar a energia necessária para aquela atividade da gordura e não mais do carboidrato.

E finalmente temos o fato de que correndo podemos gastar cerca de 2 vezes mais calorias do que caminhando, baseando se no fato de que a fórmula do gasto energético da caminhada tem uma constante de 0,1 e a fórmula da corrida é a mesma, com constante de 0,2. Portanto se correndo gastamos mais calorias do que caminhando e com o tempo a porcentagem de queima de gordura também fica maior é claro que correr é melhor para emagrecer.

ALERTA: Se você é sedentário e quer emagrecer não pense em sair correndo agora. Toda atividade de moderada e alta intensidade deve ser orientada por profissional treinado e deve ser feita de forma gradual respeitando o velho jargão: “Ande antes de correr”. Portanto procure seu médico, e lembre se que para emagrecer a dieta é ponto crucial para o sucesso! 
Fonte: Cardiofit Campinas








veja também matéria publicada em
29 nov 2012
DICAS PARA COMEÇAR CORRER





.



Nenhum comentário:

Postar um comentário