domingo, 24 de fevereiro de 2013

PILATES OU MUSCULAÇÃO?




Pilates ou musculação?

 
A resposta é simples! Pilates é ótimo, musculação também, e juntos são excelentes! Não há melhor!

Tudo vai depender do seu objetivo, da maneira como os exercícios serão conduzidos e da sua afinidade. Você pode ser praticante de futebol ou até mesmo um corredor, mas tenha certeza de que o Pilates ou a musculação vão colaborar e muito com o seu desempenho em ganho de força e resistência. Basta somente ter a orientação adequada.
O método Pilates possibilita a realização de um treino profundo, de natureza estática a nível abdominal e excêntrica a nível periférico, fazendo com que exista uma melhoria da estabilidade corporal sem que se verifique um necessário aumento de tensão.

Portanto, o Pilates vem a ser uma atividade em que se realiza posturas de força estática e resistente, juntamente com alongamento, condicionando o corpo de uma forma global, enfatizando o equilíbrio, concentração, controle, precisão e movimentos fluidos.
Não é difícil encontrar pessoas famosas que aderiram ao Pilates: Luiza Brunet, Eliana, Madonna e Brad Pitt fazem parte desse imenso grupo. 
Outros famosos de grande notoriedade que não abandonam mais a prática: 
Sandra Bullock, a atriz recorreu ao Pilates por conta de uma lordose na coluna e 
David Beckham, que afirmou sentir-se melhor após se exercitar diariamente, durante 1 hora. Animado com a nova atividade, Beckham disse que deseja garantir mais tempo nos campos, mantendo o corpo tonificado, forte e elástico. Dá para perceber aí que mesmo com mais firmeza, o corpo de quem pratica Pilates fica diferente do de quem faz musculação, que obtém mais hipertrofia.

E a musculação?

Pelo contrário do que as pessoas pensam, não é levantamento de peso e nem pose de halterofilista. 
O grande problema aqui, está em achar um local que você se sinta bem atendido e que o profissional te auxilie nos exercícios até porque nem todo mundo consegue ter um personal. 
Para a musculação ser efetiva no trabalho corporal, necessita de atenção especial ao controle motor, visando um trabalho completo do corpo, ou seja, o exercício é para braço, mas é necessário dar atenção à posição das pernas, coluna... 
A musculação exercita músculos mobilizadores, tratam - se de músculos grandes, localizados superficialmente e que se cansam rapidamente. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos de grandes amplitudes, são exemplos, bíceps, tríceps, quadríceps, isquiotibiais, glúteos, reto abdominal, dentre outros.
Os benefícios atribuídos ao treinamento de fortalecimento muscular dependem de uma série de variáveis, incluindo intensidade, duração, e volume de exercícios necessários para alcançar os objetivos individuais. 
Aí entra mais uma importante aliada do aluno de musculação: encontrar uma academia que leve a sério montar um treino personalizado, levando em consideração não só aquilo que gera incômodo estético visível ao aluno, mas às considerações do fisioterapeuta na avaliação física e fisioterápica, que deve anteceder o ingresso de qualquer prática esportiva.

Para os que ainda não sabem qual das atividades escolher, aqui vai os objetivos de cada uma facilitar a melhor escolha:

Pilates:
 Melhora o equilíbrio;
 Melhora concentração;
 Fluidez dos movimentos;
 Aumenta a estabilização corporal;
 Melhora a postura;
 Melhora da flexibilidade.


Musculação:
 Ganho de massa muscular;
 Hipertrofia;
 Realizar manutenção ou aumento de massa óssea;
 Fortalecimento de grupos musculares específicos.


Ambos:
















 Aumento da força;
 Aumenta a estabilidade articular;
 Promove equilíbrio muscular;
 Melhora da postura;
 Melhora o condicionamento físico geral;
 Auxilia na performance de outras atividades.












.

Nenhum comentário:

Postar um comentário