sábado, 27 de outubro de 2012

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA - FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA #9


Fisioterapia tem campo de atuação amplo





A fisioterapia respiratória visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório, como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e a tuberculose, por exemplo.

O objetivo sempre será liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão. Para tal, o fisioterapeuta pode recorrer a aparelhos que mobilizam a secreção, fluidificam e facilitam a sua retirada, como o flutter e o nebulizador, por exemplo.
Exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Além disso, a fisioterapia respiratória pode ser feita também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente encontra-se entubado, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos.

Quando um paciente encontra-se internado num hospital e fica acamado, muito provavelmente ele terá que realizar fisioterapia motora e respiratória durante seu internamento. Mesmo que não tenha nenhuma doença respiratória, mas como uma maneira de prevenir o seu aparecimento.





CONHEÇA TAMBÉM A FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA
POSTADA NESTE BLOG EM 28 OUT 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário