segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ESPONDILITE ANQUILOSANTE E PILATES






A Espondilite Anquilosante (EA) (spondylos-vértebra; ankylos-enrijecimento) faz parte de um grupo de doenças conhecidas como espondiloartropatia. 

Trata-se de uma doença reumática inflamatória sistêmica crônica que acomete principalmente a coluna vertebral (sobretudo, as sacroilíacas) e grandes articulações periféricas (ombros e quadris).

Pode ocorrer lesão das articulações sinoviais e dos ligamentos adjacentes, entesites (inflamação da entese – local em que um tendão ou ligamento se liga ao osso) e/ou fusão bilateral da articulação sacroilíaca, conduzindo à uma limitação de movimentos progressiva e invalidez.

Essa doença é autossômica dominante não ligada ao sexo. Possui incidência maior no sexo masculino. Geralmente a doença se dá entre os 15 até os 30 anos de idade, porém pode ocorrer em qualquer idade. Já em negros a incidência é rara.




A forma juvenil, costuma cursar inicialmente com artrite periférica (predominante em grandes articulações de membros inferiores) e entesopatias periféricas, evoluindo somente após alguns anos com lombalgia de ritmo inflamatório; costuma ter curso evolutivo mais agressivo, necessitando com maior freqüência de próteses de quadril.

Normalmente a EA instala-se de modo gradual sob a forma de dor e rigidez da articulação afetada. O sintoma inicial mais característico do paciente espondilítico costuma ser a dor lombar baixa de ritmo inflamatório, que tende a melhorar com o movimento e piorar com o repouso, apresentando rigidez matinal prolongada. Por vezes, o indivíduo também se queixa de dor nas nádegas e face posterior da raiz da coxa.




A evolução costuma ser ascendente, acometendo posterior e progressivamente as colunas dorsal e cervical. No início do quadro, predomina a dor axial intensa, na evolução, também aparecem o espasmo muscular paravertebral e as limitações funcionais, que contribuem para o desenvolvimento, caracterizada pela retificação da coluna lombar, acentuação da cifose dorsal e retificação da coluna cervical projetada para frente.

Sintomas gerais como febre, fadiga, mal estar geral ,perda de peso, e anemia também podem estar presentes. Muitos casos permanecem assintomáticos durante anos, podendo até ser somente diagnosticados em fase posterior da vida.

A causa da doença ainda não está bem determinada mas está bem identificado um fator genético, parece haver uma tendência familiar, havendo no entanto, outras causas que contribuem para o aparecimento da doença.




Um diagnóstico tardio é comum porque os sintomas são semelhantes às doenças comuns da coluna, tais como dores posturais, traumática ou psicossomáticas. 

Para o diagnóstico de EA é necessária a presença de um critério clínico e radiológico. Podem ser inclusos exames laboratoriais que se resumem à verificação da elevação das provas de atividade inflamatória inespecíficas associadas à atividade da doença.

As radiografias das articulações sacroilíacas e da coluna podem revelar sinais da doença, mas nas fases iniciais as imagens obtidas por raios X podem ser normais.

O tratamento da EA, na maioria dos casos, é constituído por antiinflamatórios, relaxantes musculares e fisioterapia. 


Além do tratamento medicamentoso, o exercício físico está na base do tratamento – aliviar a dor e a rigidez são essenciais, especialmente se iniciados precocemente e de modo constante para a manutenção da flexibilidade e tonicidade muscular. 


Aconselha-se a prática diária de exercícios 

e treino de postura a todas as pessoas

 com espondilite anquilosante.



Os doentes devem evitar períodos longos de imobilização. O exercício físico praticado regularmente, ajuda a manter a mobilidade e a flexibilidade da coluna vertebral sem esforço para o corpo. A ausência dos exercícios acarretará em uma crescente incapacidade, que vai se tornando permanente.


O PILATES vem sendo muito indicado pelos reumatologistas para esses e outros casos, já que o método abrange todo o estímulo físico que o portador necessita e assim, os praticantes de PILATES com EA apresentam excelentes resultados. 


O PILATES respeita e corrige o padrão postural do cliente, independente do objetivo principal, além de ter como base de todos os exercícios, a respiração simultânea à contração da parte central do corpo (Core). O que é extremamente importante para a condução do tratamento com segurança na EA.



Ainda, o profissional de PILATES qualificado irá se atentar aos depósitos de tecidos fibrosos resultantes das constantes inflamações. Assim, mantendo uma conduta para evitar a restrição dos movimentos. 


Desta forma, o método além de ajudar a aliviar a dor, também pode minimizar deformidades, mobilizar as articulações que foram afetadas e reassumir a forma física.


Apesar do Pilates ser uma ferramenta extraordinária, o profissional precisa saber como utilizá-la. Por isso, procure sempre um profissional de Pilates qualificado e orientação médica especializada.
Fonte: pilatesdigest.com 




ASSISTA O VÍDEO COM A Dra. RINA NEUBATH GIORGI 
SOBRE ESPONDILITE ANQUILOSANTE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário