segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PEQUENO HISTÓRICO DO PILATES DO PHYSICALMIND INSTITUTE





Eve Gentry, bailarina, especialista em técnicas somáticas que trabalhou junto de Joseph H. Pilates durante 22 anos, apreendendo noções precisas de seus ensinamentos, foi fundadora do PhysicalMind Institute®. Como outros Elders, profissionais que trabalharam ao lado dele, desenvolveu competências suficientes e necessárias para difundir o método, preservando a originalidade de seus conceitos, princípios e movimentos.


                                            Eve Gentry


Em 1991, Eve Gentry, associou-se a Joan Breibart e a Michele Larson para criar o Physicalmind Institute® em Santa Fé, no estado do Novo Mexico. Entre seus objetivos estavam a ampliação das aplicações do método Pilates na área terapêutica e o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho sistematizada e criteriosa com suporte teórico e científico.

                                          Joan Breibart


Em 1992, iniciou a edição de cursos de formação de instrutores, instruindo os diferentes níveis de progressão dos movimentos e de habilidades corporais a serem desenvolvidas, com o compromisso de multiplicar os ensinamentos de Joseph H.Pilates. Nesta época o instituto introduziu o principio da pelve neutra e os fundamentos próprios do método.



Com a morte de Eve Gentry, em 1994, o Physicalmind Institute® passou a ser presidido Joan Breibart que em janeiro de 2002, transferiu o Instituto para a cidade de Nova Iorque, atendendo às demandas de expansão e atualização do seu trabalho nos Estados Unidos.



Altamente comprometido com a permanente atualização do método, tanto do ponto de vista técnico como do científico, conta com a consultoria técnica de Marika Molnar, conceituada fisioterapeuta, membro da Associação Internacional de Medicina da Dança nos Estados Unidos e especialista no Método Pilates.

                                         Marika Molnar

O instituto vislumbra a expansão das suas aplicações nas áreas do treinamento físico, da educação do movimento, da cinesioterapia preventiva e curativa e da manutenção de níveis excelentes de qualidade e de bem estar.



No ano de 2002, introduziu um novo nível de evolução do método, ampliando as etapas de desenvolvimento de sua metodologia. O Terceiro Nível apresenta fundamentos e movimentos realizados em posição ortostática e que enfatizam o controle neuro-motor do tronco, a tração axial e o desenvolvimento de protocolos individuais e terapêuticos.




Em 2010 com a apresentação do Quarto Nível passaram a ser enfatizados, a circularidade, o fluxo dos movimentos e o desenvolvimento do prazer do movimento em seus praticantes. Além disto, foram introduzidas novas orientações para a instrução e a observação do corpo em movimento com ênfase na região cervical e no posicionamento da cabeça.
fonte: demarkondes pilates

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
25 DEZ 2010
MÉTODO PHYSICALMIND DE PILATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário