sábado, 27 de outubro de 2012

PILATES NA PREPARAÇÃO FÍSICA DO FUTEBOL




Técnicos e treinadores do mundo todo têm cada vez mais incluído Pilates no programa de preparação física de atletas das mais diferentes modalidades esportivas. 

O  treinamento e a preparação física dos jogadores de futebol através do Método Pilates são feitos pela adaptação dos movimentos e conteúdos específicos do futebol nos aparelhos e acessórios desenvolvidos por Joseph Pilates, em 1920. 

O treinamento funcional através do Método Pilates, direcionado para um esporte com características específicas como o futebol, traz grandes benefícios ao atleta.

Com a movimentação imitando o próprio gesto específico do jogo de futebol nos aparelhos e equipamentos de Pilates, o atleta desenvolve a conscientização em relação ao próprio corpo. 

Uma das causas frequentes de lesões no futebol é o desequilíbrio muscular que devido à diferença de força e flexibilidade entre grupos musculares que atuam em uma mesma articulação. Com o treinamento Pilates o jogador organiza as cadeias musculares, e evita dessa forma disfunções e desequilíbrios musculares, que além de lesões, reduzem o desempenho do atleta no jogo. 

O treinamento Pilates procura, através de situações semelhantes e integradas ao jogo, estimular os jogadores para a realização de movimentos de coordenação motora complexa, desenvolver o equilíbrio, o fortalecimento da musculatura do Core (músculos do assoalho pélvico, abdomem e estabilizadores da coluna), a amplitude articular e o controle emocional através da reeducação da respiração. Reduz, também, a tensão e o desgaste energético dos músculos envolvidos nos movimentos específicos do futebol, atuando desta forma na prevenção e na reabilitação de lesões.

O futebol tem uma dinâmica específica e características mutáveis. As exigências de competição são cada vez mais elevadas e a preparação física do jogador através do Método Pilates tem que se adaptar a essas exigências, buscando uma maior especificidade, somando métodos tradicionais de treinamento há metodologias atuais, visando uma preparação física para os atletas que venha suprir realmente as suas necessidades. 

O treinamento Pilates adaptado às características do jogo de Futebol e voltado para as evidentes necessidades do jogador de futebol que são a força, a velocidade e as capacidades coordenativas, atua como uma ferramenta importante na melhora dessas capacidades físicas, elevando o rendimento individual do atleta e de toda equipe.

Pilates valoriza muito a interação do corpo e da mente para que haja perfeita harmonia e menor gasto de energia durante a realização das atividades da vida diária e dos esportes proporcionando saúde e bem-estar.
Foco na mente e equilíbrio no corpo.
Fonte: 

12 jun 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário