segunda-feira, 8 de outubro de 2012

QUEM É MÉZIÈRES?







O Método Mézières é um método reeducacional da postura, que parte do princípio de que temos mais músculos posteriores do que anteriores e que a musculatura posterior do corpo forma uma cadeia contínua, sendo o corpo trabalhado como um todo.





Em 1947 na França, nascia esta técnica proposta por Mademoiselle Françoise Mézières, uma fisioterapeuta que além de descobrir a cadeia muscular, denominou- a de "cadeia muscular posterior" afirmando que todos os desvios de postura são causados pela lordose, utilizando como base o tratamento o alongamento dos músculos posteriores.








Durante o tratamento percebeu- se ainda mudanças não apenas corporais, mas também mentais e emocionais, concluindo que, mexendo o corpo, mexemos em todas as experiências acumuladas ao longo da vida. 







                                                               Françoise Mézières



Mézières faleceu deixando poucos escritos sobre sua técnica, mas calcula- se que tenha diplomado 1500 terapeutas, a maioria na França, que entre os quais está uma aluna chamada Thérese Bertherat, que idolatrava Françoise Mézières por suas idéias, e acabou por aperfeiçoar a técnica Mézières, difundindo- a para todo o mundo.




Este trabalho teve como objetivo conhecer a história da criadora desse método, assim como o seu nascimento e sua influência no surgimento de novas técnicas.



REVISÃO DE LITERATURA




No final da década de 40, a fisioterapeuta corporal Françoise Mézières, através de uma observação cuidadosa, desenvolveu uma teoria revolucionária sobre os desequilíbrios corporais, segundo a qual todos os desvios de postura são causados pela hiperlordose (encurtamento anormal da coluna vertebral), afetando toda a "cadeia muscular posterior" responsável pelo equilíbrio. 






Mademoiselle Françoise Mézières nasceu em 1909 na França, ensinou o seu método do fim dos anos 50 até sua morte em 1991. 





                                                                 Françoise Mézières



Ensinou estritamente para os fisioterapeutas diplomados, entre os quais estava sua principal "discípula" Therése Bertherat, 


                                                                Therése Bertherat



que teve o prazer de conhecer Françoise Mézières aos 63 anos quando a procurou quando estava com problemas físicos e emocionais, tornando- se adepta da técnica Mézières. 


Therése Bertherat afirma que Mézières era uma mulher cujo os dons de observação era fora do comum, o que tornou o seu método uma grande evolução no tratamento de doenças ditas "incuráveis".


Mézières acabou influenciando outros alunos que criaram suas próprias técnicas, como por exemplo Philippe- Emmanuel Sourchard, que ensinou o método Mézières durante 10 anos no centro Mézières, no sul da França, e criou o método conhecido como Reeducação Postural Global (RPG), e ainda iremos nos Estados Unidos um método com princípios parecidos, proposto por madame Ida Rolf.





Em 1937 Françoise Mézières diplomou- se como Fisioterapeuta de Reabilitação na Escola Francesa de Ortopedia (Escolei Françoise d' Orthopedie), aprofundando- se mais no campo da ginástica médica.




Françoise Mézières dedicou toda sua vida ao estudo da mecânica muscular. Suas grandes descobertas foram que a cadeia muscular posterior que vai dos pés a cabeça, 





                                                           cadeia muscular posterior








trabalha como um só músculo, obrigando os demais, menos potentes a seguir seus "mandatos", e que o deslocamento das massas do corpo (cabeça, barriga e costas) faz com que as curvas vertebrais se acentuem, obrigando os músculos ligados às vértebras a tomarem uma posição de arco côncavo; e essa curva e o achatamento da musculatura posterior (que é o preço do nosso equilíbrio) só tendem a agravar- se com o decorrer dos anos. A essa curvatura dá- se o nome de lordose. 




A partir dessas descobertas, Mézières afirmou que "a questão não está na "fraqueza" da musculatura posterior, mas no excesso de força, sugerindo então que a solução seria soltar os músculos posteriores para que eles libertem as vértebras mantidas no arco côncavo", esclareceu também que não é somente o esforço para ficar em equilíbrio que encurta os músculos posteriores mas, também todos os movimentos de médio e grande amplitude executados pelos braços e pernas, que estão ligados pela coluna vertebral. 


A inovação proposta por Mézières pautou- se na seguinte observação: cada vez que tentava tornar menos acentuada a curva de um seguimento da coluna vertebral, a curva era deslocada para outro seguimento. Desta forma era necessário considerar o corpo em sua totalidade e cuidar dele como um todo. 



Então, seguindo estes princípios propostos por Françoise Mézières, em 1947 nascia o método Mézières, através da observação de uma paciente afetada de hipercifose e de uma grave forma de artrite escapulo- umeral bilateral que limitava quase que totalmente o movimento natural da articulação superior. Mézières a partir de seus estudos e descobertas aplicou as melhores formas possíveis de posturas cuidadosamente corrigidas de maneira ativa e com longa duração, obtendo ótimos resultados. Dois anos depois publicou uma observação capital com o título "Revolução na Ginástica Ortopédica", onde afirmava que as lordoses estão na origem de todas as deformações, as afecções decorrentes da lordose são devidas as compensações musculares causadas por esta curvatura. 




Mademoiselle Françoise Mézières considerou então, um tratamento cuja a base é o alongamento dos músculos que causam a lordose e músculos rotadores internos (músculos posteriores), por manutenção postural prolongada a fim de obter um efeito de " fluidez" das massas musculares. 








                                                               Françoise Mézières





                                                              Françoise Mézières







O Método Mézières estendeu- se a todo o corpo humano, como já foi citado, e tornou- se um método completo de aplicação dos princípios das cadeias musculares, tratando o indivíduo em sua totalidade, buscando tratar as causas e não os sintomas e, o físico e o emocional, proporcionando o bem estar dos pacientes. 



Tem-se o conhecimento de que a maioria dos fisioterapeutas e médicos que assistiram às conferências de Françoise Mézières, não acharam nada para se contestar, pois os resultados eram notáveis.



METODOLOGIA

Foi realizado um estudo qualitativo na Biblioteca Central da UNAMA utilizando-se como recursos livros e periódicos, e pesquisa na Internet, no período de 23 de agosto ao dia 14 de setembro do decorrente ano realizado pelos alunos José Lima, Lilianne Queiroz e Rodolfo Gomes. 






CONCLUSÃO

Na correria do dia-a-dia, a maioria das pessoas não tem tempo para sentir a própria respiração, notar como está a postura, se há dor quando se movimenta. Estamos afastados de nós mesmos e só buscamos ajuda quando não suportamos mais os desequilíbrios que surgem em função desse distanciamento.



O Método Mézières vem trabalhar justamente neste desequilíbrio corporal e emocional, utilizando- se dos princípios já descritos por Françoise Mézières, podendo ser utilizado também na prevenção de distúrbios posturais, causado pelo desequilíbrio

Fonte:Faça Fisioterapia


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

XHARDEZ, Y.: Vade- Mécum de Cinesioterapia e Reeducação Funcional, 4ª Ed., São Paulo: Andrei, 2001;

FAUCHET, R. Prefácio edição francesa, 2000. Disponível em:http://www.erealizacoes.com.br/editora/escoliose/prefacio.htm. Acesso em: 14 set. 2004;

_______. Disponível em: http://www.antiginastica.com. Acesso em: 03 set. 2004;

_______. Disponível em: http://methode-mezieres.com. Acesso em 02 set. 2004;

_______. Disponível em: http://www.reconst-posturale.com/F/frameset_F.html. Acesso em 02 set. 2004.


Trabalho realizado por:

José Lima* - Lilianne Queiroz* - Rodolfo Gomes* - Daniela Teixeira**






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
2 ABR 2012
O INÍCIO DA REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL(RPG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário