quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PILATES E A REDUÇÃO DE LESÕES NO FUTEBOL


É o que diz o estudo que exercícios baseados no Pilates reduziram a taxa de lesão na virilha, entre os jogadores profissionais de futebol em 28% em um estudo apresentado na American Society for Orthopaedic Sports Medicine (AOSSM ) 2007 Reunião Anual.

Cerca de 8,5% dos jogadores de futebol Major League Soccer (MLS) sofreram lesões na virilha fazendo com que perdessem pelo menos um jogo , os estudos em outras ligas profissionais têm encontrado taxas mais elevadas de ferimento.

Jogadores de futebol com lesões na virilha apresentam tipicamente com uma pelve inclinada e outras adaptações, possivelmente como resultado de chutar . Especula-se que a hiperextensão envolvida neste movimento é provavelmente o que causa o dano.


“Os jogadores foram todos muito receptivos “, disse Silvers, principalmente se eles tiveram uma lesão na virilha no passado ou um dos seus companheiros de equipe tiveram. ” Alguns formadores de força e condicionamento foram menos entusiásticos , porém – das 6 equipes atribuídas para tentar os exercícios, 2 desistiram porque seus treinadores não quiseram alterar suas rotinas.

Durante a temporada de 2005 , as equipes que utilizaram o esquema sofreu uma lesão na virilha taxa de 0,44 por mil horas de prática e jogos. A taxa das equipes de controle foi de 0,61, ou 28 % superior (P < 0,05 ). O estudo não mostrou diferença estatística na taxa de cirurgia para ferimentos na virilha, no entanto.



O programa de. Silvers e colegas segue um programa similar bem sucedido que reduziu a taxa de lesão do ligamento cruzado anterior em jogadores de futebol.

A tendência é uma esperança, Claude T. Moorman , MD, diretor do Centro de Medicina Esportiva da Universidade de Duke , Durham, Carolina do Norte , que moderou a sessão AOSSM : penso que temos sido reticentes para realmente focar cuidados preventivos “, disse Dr. Moorman . “Mas incursões recentes na prevenção têm sido bem sucedidas . Eu acho que é uma grande mudança de paradigma na forma de como se está gerenciando lesões atléticas de uma forma mais específica do desporto .
American Orthopaedic Society for Sports Medicine 31st Annual Meeting. Presented July 12, 2007
Autor do estudo: Holly J. Silvers
Fonte: Medscape



Apesar da tendência em mantermos programas que na grande maioria o ganho de força e resistência nos atletas, acredito num trabalho onde possamos prevenir lesões e condicionar ao mesmo tempo. 

O estudo do fisioterapeuta Holly J. Silvers colabora com esta tendência e quebra paradigmas, é melhor mantermos um atleta ativo e competitivo durante toda a temporada e condicionado fisicamente.

Esta cada vez mais aumentando os relatos de atletas que empregam em seus treinos o uso do Pilates, em todos os relatos que eu li, eles fazem três vezes por semana, e todos, principalmente atletas masculinos, relatam que iniciaram com duvidas em relação ao método e que nas primeiras aulas já percebem mudanças de seus potencias esportivos e continuam a pratica do Pilates mesmo depois que as temporadas terminam.



“O atleta é sempre suscetível a uma lesão!” Embora técnicos, atletas e espectadores reconheçam que lesão física é um fator de risco inerente à participação nos esportes, é importante ressaltar que uma lesão esta associada aos aspectos psicológicos da atividade além dos aspectos biomecânicos e físicos, quase sempre os aspectos psicológicos são negligenciados. A tendência em tratar corpo e mente como uma unidade dicotômica, focalizando o tratamento no corpo esta mudando.

As pesquisas estão em suas fases iniciais, e numerosas variáveis interagem neste caso levando em conta o esporte praticado, o nível de participação, a temporada, o papel na equipe, o tipo de lesão e os estados psicológicos pré e pós lesão, todas estas variáveis dificultam compreensão do papel psicológico nas lesões e na reabilitação.
fonte:alvaroalaorpilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário