quarta-feira, 17 de outubro de 2012

COMO MELHORAR SWING NO GOLFE?




Com disciplina e conhecimento, muitos golfistas optam por treinar sozinho. Quando os treinos são realizados com acompanhamento profissional, embora não especificamente de golfe, há pontos os quais você pode ressaltar para que o treino seja adaptado às suas necessidades. Com ou sem personal trainer, para melhorar a performance em campo e evitar lesões, recomendo estar atento aos seguintes componentes básicos:




Equilíbrio

Para manter a estabilidade durante todo o movimento, realize exercícios de transferência de peso e outros que simulem o swing em bases instáveis.





Mobilidade articular (ou flexibilidade articular)

Trabalhar a capacidade de movimento em todos os planos dos ombros, quadril e coluna, para ter amplitude de backswing sem fazer compensações. São fundamentais para evitar dores de coluna.




Coordenação

Realizar o swing com ritmo e tempo apropriados ajudam a gerar potência, sem perder energia. Exercícios que permitam atingir a velocidade máxima no ponto de impacto ajudam a evitar defeitos como o "paralysis by analysis".




Força

Tenha como prioridade o Centro e membros inferiores. O Centro compreende todos os músculos ao redor da cintura, que estabilizam a coluna. O fortalecimento desta região diminui as cargas compressivas dos discos vertebrais e, também, ajuda na geração de velocidade no downswing. O fortalecimento de pernas, glúteos e adutores evitam os desvios laterais de quadril (sway e slide) e promovem uma base sólida para o swing.




Capacidade aeróbia

Mesmo que o golfe não seja um esporte que exija bom condicionamento cardiovascular, é preciso lembrar que o treino aeróbio é importante na prevenção de doenças cardíacas. Durante a partida, normalmente os jogadores caminham de 5 a 7 km, com subidas e descidas. Por ser uma caminhada em ritmo moderado, sem muita alteração da frequência cardíaca (com momentos de interrupção, para bater na bola), não pode ser considerada um treino aeróbio. Por esta razão, exercícios aeróbios devem ser incluídos na rotina de treinamento, de 2 a 3 vezes por semana. Se o jogador quer melhorar a performance, o treino técnico nunca pode ser deixado de lado. Ninguém chega ao ponto de saber tudo e não precisar mais de aulas. Nada como ter um profissional qualificado para observar seu swing e detectar pequenos defeitos a serem corrigidos.

Fonte:Africa  Alarcón







veja também matéria publicada neste blog
em 22 set 2012
GOLFE E PILATES

SWING PERFEITO PARA UMA COLUNA SAUDÁVEL







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário