domingo, 14 de outubro de 2012

PILATES E FUTEBOL


No começo do ano foi divulgado na TV, internet e nos jornais o craque Neymar fazendo embaixadinhas com uma bola de Pilates. Malabarismos à parte, você sabia que os exercícios de Pilates podem contribuir para a melhora do desempenho de jogadores de futebol?

Segundo Dra. Eliane Coutinho, coordenadora acadêmica da FisioCiência, é possível melhorar o desempenho com a prática de Pilates através do desenvolvimento de resistência, coordenação e força. Como esses esportes requerem mudança rápida de direção e muitas vezes, ritmo próximo do máximo, um físico inflexível dificulta os movimentos necessários.

“Muitos treinadores de futebol pregam a importância do alongamento e da flexibilidade, coisas que o Pilates faz melhor. Os jogadores também são obrigados a colocar o corpo em desequilíbrio para realizar determinadas jogadas, e os movimentos de Pilates podem assegurar estabilidade e equilíbrio melhorando a técnica do atleta”, ressalta Dra. Eliane.


Benefícios do Pilates para o programa de condicionamento de Futebol:
• Cria a força do núcleo para uma maior eficiência e durabilidade;
• Cria músculos longos e resistentes sem volume adicional;
• Aumenta a flexibilidade e a amplitude de movimento;
• Restaura a postura natural e o alinhamento do corpo;
• Melhora a estabilidade e o equilíbrio;
• Corrige os desequilíbrios do corpo reduzindo o risco de lesão;
• Aumenta a resistência através de técnicas de respiração correta;
• Fortalece a parte superior do corpo sem acrescentar volume.


Técnicos de Futebol, como Arsene Wenger, do Arsenal há muito tempo pregam a importância crucial do alongamento e flexibilidade – o que de melhor oferece o Pilates

Um exemplo disso é relatado pelo craque David Beckham que é adepto da prática do Pilates “Uma hora por dia de Pilates, eu sou o melhor que tenho sido por muito tempo.”
Foto: Internet/David Beckham, jogador de futebol profissional.

David Beckham foi apresentado ao Pilates, enquanto estava no plantel do Milan. Beckham diz que pratica uma hora de Pilates por dia. Diz também que graças a isso tornou seu nível muito melhor. Após a incorporação do Pilates em seu programa de condicionamento de futebol, sua gordura corporal total caiu de 13,7 por cento para 8,5 por cento.


Enquanto alguns dos exercícios e alongamentos podem ser familiares, é a compreensão das técnicas de Pilates que traz o êxito aos programas de treinos. O núcleo (core) intensificado ajuda a melhorar a eficiência de execução, respiração e resistência. Evita também o aumento da gama de exercícios de um jogador e seus movimentos de quadris e pernas.

Pilates também ajuda a melhorar a postura através do alinhamento da coluna e reduz o risco de lesões através do alívio de músculos tensos e desequilíbrios musculares. Os exercícios específicos de Pilates também podem ser utilizados para ajudar o jogador a se recuperar mais rapidamente de uma lesão.
Fonte: FisioCiência, marybange.com







veja também matéria publicada neste blog em
18 abril 2010

DAVID BECKHAM E O PILATES







veja também matéria publicada neste blog em
13 ago 2012
FAMOSOS QUE FAZEM PILATES: DAVID BECKHAM TAMBÉM PRATICA PILATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário