terça-feira, 2 de outubro de 2012

O QUE FAZER QUANDO SE TORCE O JOELHO?






 Basta um movimento em falso para que ela ocorra.

A torção do joelho pode ser mais freqüente do que se

 imagina e causar problemas.

E você deve saber o que fazer. 



A entorse do joelho é uma lesão dos ligamentos, cordões resistentes de tecido fibroso que ligam os ossos da perna superior e inferior na articulação do joelho. A articulação do joelho tem quatro ligamentos principais.

  • Ligamento cruzado anterior (LCA) - A ACL eo ligamento cruzado posterior (LCP) ponte no interior da articulação do joelho, formando um "X" que estabiliza o joelho contra o front-to-back e back-to-front forças. A ACL tipicamente torce durante um dos movimentos do joelho seguintes: uma súbita parar; uma torção de pivô, ou mudança de direcção ao nível da articulação; overstraightening extrema (hiperextensão); ou um impacto directo para o exterior do joelho ou inferior da perna. Estas lesões são vistos entre os atletas no futebol, basquete, futebol, rugby, luta livre, ginástica e esqui.

  • Ligamento cruzado posterior (LCP) - As obras PCL com a ACL para estabilizar o joelho. Na maioria das vezes torce por causa de um impacto direto para a frente do joelho, como bater o joelho no painel em um acidente de carro ou pouso forçado em um joelho dobrado durante a prática desportiva. Em atletas, as lesões PCL são mais comuns entre aqueles que jogam futebol, basquete, futebol e rugby.

  • O ligamento colateral medial (LCM) - O MCL apoia o joelho ao longo do lado interno da perna. Como o ACL, a MCL pode ser rasgado por um golpe direto de lado para lado de fora do joelho ou perna, o tipo de golpe que pode acontecer no futebol, futebol, hóquei e rugby. O MCL pode ser ferido por uma torção no joelho grave durante esqui ou wrestling, especialmente quando uma queda torce para fora da perna, longe da parte superior da perna.

  • Ligamento colateral lateral (LCL) - A LCL suporta o lado exterior do joelho. É o ligamento pelo joelho susceptível de ser torcido, porque a maioria das lesões LCL são causadas por um golpe para o interior do joelho, e que a área é geralmente protegido por a perna oposta.


Como outros tipos de entorses, distensões do joelho são classificados de acordo com um sistema de classificação:
  • Grau I (leve) - Essa lesão se estende do ligamento, o que causa lesões microscópicas no ligamento. Estas lágrimas minúsculas não afetar significativamente a capacidade global da articulação do joelho para suportar seu peso.

  • Grau II (moderada) - O ligamento é parcialmente arrancada, e há uma certa instabilidade ligeira a moderada (ou periódica dando) do joelho em pé ou em movimento.

  • Grau III (grave) - O ligamento é rasgada completamente separados ou na sua extremidade a partir do osso, e do joelho é mais instável.




Quando um ligamento do joelho sofre uma entorse grave, há uma boa chance de que outras partes do joelho também pode ser ferido. Por exemplo, porque o MCL ajuda a proteger o ACL a partir de certos tipos de forças de joelho extremos, o ACL pode tornar-se vulnerável a danos quando a MCL é rasgada. Em mais de metade das entorses moderadas ou graves MCL, a ACL também é torcido.

Entorse no joelho são muito comuns. Entorses ACL tende a causar sintomas mais significativas quando comparadas a lesões MCL. Muitos entorses MCL são tão leves que não resultar em uma visita a um médico.

Mais do que qualquer outro grupo, atletas de competição têm um risco muito elevado de entorse no joelho e outros tipos de problemas no joelho. Nas escolas da Europa elevados, o joelho é a articulação mais lesada entre os atletas que competem no futebol, futebol ou wrestling.



Os sintomas

Os sintomas de uma entorse do joelho variam dependendo do ligamento específico que é rasgada:


ACL Entorse
  • A pop dentro do seu joelho no momento da lesão
  • Significativo inchaço no joelho dentro de algumas horas após a lesão
  • Dor severa do joelho que o impede de participação contínua em seu esporte
  • Preto-e-azul descoloração ao redor do joelho
  • Instabilidade do joelho - a sensação de que seu joelho ferido reverterá ou dar se você tentar ficar

PCL Entorse
  • Leve inchaço no joelho, com ou sem instabilidade do joelho
  • Leve dificuldade em mover o joelho
  • Dor leve na parte de trás do joelho que piora quando você se ajoelhar

MCL Entorse
  • Dor no joelho e inchaço
  • Joelho de flambagem para o exterior
  • Uma área de sensibilidade sobre o MCL rasgada (no lado interior do joelho)

LCL Entorse
  • Dor no joelho e inchaço
  • Joelho de flambagem para o interior
  • Uma área de sensibilidade sobre o LCL rasgada (no lado exterior do joelho)



Diagnóstico

O seu médico vai querer saber exatamente como você machucou seu joelho. Ele ou ela vai perguntar sobre:
  • O tipo de movimento que causou a lesão (parada súbita, torção, pivô, hiperextensão, contato direto)

  • Se você sentiu uma pop dentro do seu joelho quando a lesão aconteceu

  • Quanto tempo levou para que o inchaço apareça

  • Se a dor severa do joelho afastado imediatamente após a lesão

  • Se seu joelho sentiu imediatamente instável e não poderia suportar o peso
O médico irá examinar ambos os joelhos, comparando o seu joelho lesionado com o um não lesionado. Durante este exame, o médico irá verificar o seu joelho machucado por sinais de inchaço, deformidade, ternura fluido, dentro da articulação do joelho e descoloração. Se você não tem muita dor e inchaço, o médico vai avaliar o alcance de seu joelho do movimento e vai puxar contra os ligamentos para verificar a sua força. Durante o exame, você vai dobrar o joelho eo médico irá puxe para a frente ou para trás empurrar em sua perna onde se encontra o joelho.

Se os resultados de seu exame físico sugerem que você tem uma lesão no joelho significativa, você vai precisar de testes de diagnóstico para avaliar melhor o seu joelho. Estes podem incluir padrão raios-X para verificar se há separação ligamento do osso ou fratura. As análises também podem incluir uma ressonância magnética (MRI) ou a câmera guiada por uma cirurgia no joelho (artroscopia).


Duração prevista

Quanto tempo uma entorse do joelho dura depende do tipo de entorse do joelho, a gravidade da sua lesão, o seu programa de reabilitação e os tipos de esportes que você joga. Em geral, mais suave Grau I e classe II MCL ou LCL entorses curar dentro de 2 a 4 semanas, mas outros tipos de entorse do joelho pode levar 4 a 12 meses.


COMO PREVENIR ENTORSE DE JOELHO?

Para ajudar a evitar ferimentos esporte-relacionados do joelho, você pode:
  • Aquecer e alongar antes de participar de atividades esportivas.

  • Faça exercícios para fortalecer os músculos das pernas em torno de seu joelho, especialmente o quadríceps.

  • Evitar aumentos súbitos na intensidade de seu programa de treinamento. Nunca empurrar-se muito difícil, muito rápido. Aumente sua intensidade gradualmente.

  • Usar calçados confortáveis ​​e de apoio que se encaixam os pés e se encaixam no seu esporte. Se você tiver problemas no alinhamento do pé que pode aumentar o risco de um joelho torcido, pergunte ao seu médico sobre palmilhas que podem corrigir o problema.

  • Se você joga futebol, pergunte ao seu médico de medicina desportiva ou treinador atlético sobre tipos específicos de chuteiras de calçados que podem ajudar a reduzir o risco de lesões no joelho.

  • Se você ski, use dois modos ligações de lançamento que estão devidamente instalados e ajustados. Certifique-se que o mecanismo de ligação está em boas condições de funcionamento e que as suas botas e presilhas são compatíveis.


Tratamento 


Se você tem um Grau I ou II Grau entorse do joelho, o médico provavelmente irá recomendar que você siga a regra de RICE:
  • R est a articulação.
  • Eu ce a área lesionada para reduzir o inchaço.
  • C ompress o inchaço com uma bandagem elástica.
  • E levate o joelho lesionado.
O seu médico pode sugerir que você usar uma cinta joelho durante um curto período de tempo e que você tome um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE), tais como o ibuprofeno (Advil, Motrin e outros), para aliviar a dor e aliviar o inchaço. Como sua dor no joelho gradualmente vai embora, o seu médico irá prescrever um programa de reabilitação para fortalecer os músculos em torno de seu joelho. Este programa deve ajudar a estabilizar o joelho e impedi-lo de ferir-lo novamente.

Se você tem uma entorse do joelho Grau III ou se vários ligamentos estão lesionados, o tratamento depende do tipo específico de entorse:
  • Grau III ACL ou PCL entorse - O ligamento rasgado pode ser reconstruída cirurgicamente usando um pedaço de seu próprio tecido (auto-enxerto) ou um pedaço de tecido do doador (enxerto). Quase todas as reconstruções do joelho usar a câmera guiada (artroscopia) a cirurgia.

  • Grau III entorse MCL - Essa lesão geralmente é tratada de forma conservadora com RICE, NSAIDs (tais como o ibuprofeno) e fisioterapia. Em certos casos, a cirurgia pode ser utilizado para reparar uma MCL rasgada.

  • Grau III entorse LCL - Em um grave entorse LCL, o ligamento rompido muitas vezes é reparado cirurgicamente.

  • Lesão simultânea de vários ligamentos - O seu médico irá discutir as várias opções cirúrgicas disponíveis.


Quando chamar um profissional?

Se você ferir o seu joelho, contacte o seu médico para solicitar uma avaliação urgente se o joelho:
  • Torna-se muito dolorosa ou inchada
  • Não é possível suportar o peso
  • Sente como se reverterá ou dar



Prognóstico

Cerca de 90% das pessoas com lesões do LCA e 80% com lesões PCL pode esperar uma recuperação completa após tratamento adequado e um programa de terapia física boa. Quase todos os entorses MCL ea maioria das entorses LCL têm um excelente prognóstico.
Como uma complicação a longo prazo, algumas pessoas com ACL ou PCL entorses, eventualmente, desenvolver dor de osteoartrite na articulação do joelho lesionado. Este sintoma pode não iniciar até 15 a 25 anos após a lesão no joelho inicial.
Fonte:Faça Fisioterapia


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
10 FEV 2011
O QUE FAZER QUANDO SE TORCE O TORNOZELO?

14 comentários:

  1. EU torçe meu joelho numa queda de moto ,no mesmo dia fui tomar banho,quando me apóiei na na perna da torção meu juelho não aguentou o peso tórçeu e cai foi muita dor ,foi pior que a queda de moto com 11 dias fis força o juelho tóçeu pela terçeira vez e dor,foi maior, o md,mandou emobilizar ,stou com medo q aconteça novamente

    ResponderExcluir
  2. Hj eu torçe meu joelho na Ed.Física,quando eu cai,,,minha queda foi tão grande que eu fiquei uns 5 minutos olhando para o céu e minha visão quando eu cai só me lembro eu vi tudo meu preto e cai...está doendo muito eu tenho muito medo de ir ao médico.

    ResponderExcluir
  3. É amigos, prático vôlei master 35+ e tenho 38 anos, ontem participando de um torneio adulto (livre) no Rio de Janeiro, no qual meu time estava se preparando para o Brasileiro em Saquarema me lecionei. Torção no joelho direito. Não desejo está dor a ninguém, fiquei sem ar uns 2 min no chão e muita dor, só fui olha para o joelho 3 min, pois pensei que estivesse fora do lugar ou quebrado.
    Enfim, fui ao hospital e em um primeiro atendimento o médico disse que o tendão estava rompido, MÁS, teria de realizar uma ressonância para saber o certo. Farei o exame na sexta feira, tornam por mim.

    Abraços, Att.Robson Angelo

    ResponderExcluir
  4. É amigos, prático vôlei master 35+ e tenho 38 anos, ontem participando de um torneio adulto (livre) no Rio de Janeiro, no qual meu time estava se preparando para o Brasileiro em Saquarema me lecionei. Torção no joelho direito. Não desejo está dor a ninguém, fiquei sem ar uns 2 min no chão e muita dor, só fui olha para o joelho 3 min, pois pensei que estivesse fora do lugar ou quebrado.
    Enfim, fui ao hospital e em um primeiro atendimento o médico disse que o tendão estava rompido, MÁS, teria de realizar uma ressonância para saber o certo. Farei o exame na sexta feira, tornam por mim.

    Abraços, Att.Robson Angelo

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem tennho problemas em deslocar meus dois joelhos, ja é de familia todos tiram ele desloca com uma facilidade e todas as vezes a dor é insuportavel parece que vou no ceu e volto.
    Já operei um, agora não consigo operar o outro o pos é muito dificil

    ResponderExcluir
  6. Bom ja eu cai de skate e rompi o ligamento cruzado dpois de um mês de cirurgia cai novamente , mesmo joelho esquerdo ligamento patelar rompido fiz cirurgia novamente ... mais dessa vez meu medico tirou o ligamento do outro joelho pra fazer o esquerdo e nao deu 3 meses meu joelho direito deslocou gente nao sei mais o q fazer tenho um bb de 1 mês e ele quer fazer cirurgia d novo pq meu joelho esquerdo continua a saindo fora do lugar dpois d duas cirurgias :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acabei de machucar o joelho da perna esquerda andando de skate tbm rsrsrsrs

      Excluir
  7. Bom ja eu cai de skate e rompi o ligamento cruzado dpois de um mês de cirurgia cai novamente , mesmo joelho esquerdo ligamento patelar rompido fiz cirurgia novamente ... mais dessa vez meu medico tirou o ligamento do outro joelho pra fazer o esquerdo e nao deu 3 meses meu joelho direito deslocou gente nao sei mais o q fazer tenho um bb de 1 mês e ele quer fazer cirurgia d novo pq meu joelho esquerdo continua a saindo fora do lugar dpois d duas cirurgias :(

    ResponderExcluir
  8. Torci o joelho esquerdo 2 vezes pra dentro um estalo alto uma dor agora depois quando tento correr alta velocidade e pode torcer se novo , quando,forço o peso o osso abaixo do joelho sai do lugar mas não DOI muito consigo correr mas não a toda velocidade , não dingos dores ando normal , o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  9. Tenho o joelho esquerdo operado, LCA. Depois de quase 5 anos ele voltou a sair do lugar, em seguida o coloco no lugar e saio normalmenteem. Não aguento mais o que fazer ?

    ResponderExcluir
  10. Torci meu joelho pela segunda vez,mais a primeira eu não senti dor nenhuma na hora do depois de umas 2hrs. E ele saiu do lugar e depois voutou ontem torci novamente mais a dor foi insuportavel o estralo foi auto não está muito enchado hj vou ao médico pra examinar melhor em nome de Jesus não foi nada

    ResponderExcluir
  11. torci meu joelho esquedo ontem em um tompo de moto, na hr nao doeu nada mais depois nao aguentava anda direito e td vz q eu flexiono ele da um estalo e continua doendo pacas, devo procurar um medico??

    ResponderExcluir
  12. torci o joelho para traz fazendo judo e ta inchado oq eu faso

    ResponderExcluir
  13. Torci o joelho coloquei compressa de gelo e água quente e tomei analgésicos antiflamatorios e ainda dói quando eu tento dobra o joelho 100% já faz um mês

    ResponderExcluir