domingo, 16 de dezembro de 2012

A FISIOTERAPIA AUXILIANDO A MELHORA RESPIRATÓRIA




Quantas vezes na sua vida você já quis puxar mais ar e não o encontrou? A sensação de falta de ar, a falta do oxigênio é realmente agoniante. Melhorar a função respiratória, seja para uma pessoa que já tenha algum problema instalado ou não, é um grande desafio para o Fisioterapeuta. 

Essa melhora é uma das formas mais simples de prevenir lesões e até mesmo evitar doenças que atingem as vias respiratórias. Muitas pessoas não sabem que a respiração é um ato que podemos e devemos controlar e corrigir quando fazemos de forma errada. Mais do que colocar mais ar para dentro do pulmão, é importante utilizar as estruturas certas para isso, evitando um problema futuro e movimento quem tem a função para isso. Respirar errado significa sobrecarregar estruturas e deixar de usar outras importantes.

Ao realizarmos esforços de qualquer intensidade, o nosso organismo tenta se adaptar aumentando a freqüência respiratória, sendo assim, quando não utilizamos os músculos certos, como acontece com a maioria das pessoas que usam a musculatura acessória, estes cansam e fadigam mais depressa e tornam a entrada de ar cada vez mais difícil. Respirar corretamente é garantia de tranquilidade, aumento de energia e vitalidade, inclusive existem estudos científicos que compravam a diminuição de estresse e de transtornos emocionais paralelamente à melhora da respiração.

Mas você deve estar se perguntando o que fazer para melhorar a sua respiração. Deve-se saber que a forma correta de respirar é utilizando o músculo que é responsável por isso: o diafragma. Na inspiração, o diafragma deve descer e permitir a expansão do pulmão para a entrada de ar, na expiração, esse músculo sobe, ajudando na diminuição da caixa torácica e com isso a expulsão do ar. Infelizmente, posturas inadequadas, roupas apertadas e principalmente a falta de exercícios, faz com que as pessoas desenvolvam o hábito de respirar utilizando essencialmente a musculatura acessória e assim, desperdiçando a capacidade total dos pulmões.

A melhor técnica para começar a melhorar a respiração pode ser feita em casa, por você mesmo. Coloque a mão sobre o abdômen e verifique se o diafragma está sendo utilizado corretamente, para isso, na inspiração a barriga deve subir e a expiração deve descer, não deixe de seguir essas dicas de como melhorar a respiração, repita várias vezes ao dia, vai ajudar bastante.

A Fisioterapia Respiratória é muito utilizada para a melhora da função pulmonar. Em qualquer idade é importantíssima para a melhor qualidade de vida, Converse com um profissional.
Fonte:http://fisioterapiaemjacarepagua.blogspot.com.br/






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM

4 NOV 2012


ÁREAS DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA 

 FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA #3














.

Nenhum comentário:

Postar um comentário