terça-feira, 25 de dezembro de 2012

PILATES NO BRASIL





Em 1991, foi criado o primeiro studio brasileiro de Pilates. 
A grande responsável por tal empreendimento foi Alice Becker Denovaro.

Graduada em Dança pela Universidade da UFBA e mestre em Coreografia pelo Califórnia Institute of The Arts, Los Angeles, Alice foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da técnica de Pilates.

Professora de Pilates do Balé Teatro Castro Alves, Alice adquiriu papel fundamental na preparação dos profissionais dessa companhia. Além disso, Alice introduziu o Pilates na área clinica em Salvador, através do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas - HUPES - UFBA.

Hoje, Salvador conta com dezenas de Studios em plena atividade, com centenas de praticantes do método. Por meio da Physio Pilates, Alice Becker é hoje licenciada da Polestar Education para a América do Sul. Dessa forma, já realizou diversos cursos de formação no Brasil, Venezuela, Uruguai, Argentina, Chile e Equador.

A partir do trabalho de Alice Becker, surgem novos Studios de Pilates. A dançarina Ruth Rachou, tendo desenvolvido uma estreita relação com a Escola de Dança de Martha Graham, em Nova York, passou a freqüentar o Studio de Robert Fitzgerald, onde os dançarinos da companhia de Martha faziam as suas aulas de Pilates. Sendo assim, decidiu, em 1993, trazer a técnica para o "Espaço de Dança Ruth Rachou", em São Paulo.

Em agosto de 1994, Maria Cristina Rossi Abrami, graduada em Educação Física, após ser certificada na Técnica de Pilates pelo Physicalmind Institute, no Novo México, iniciou as suas atividades com Pilates em São Paulo, no CGPA - Centro de Ginástica Postural Angélica.

Em 1996, Inélia Garcia, após ter feito a sua certificação com Romana Kryzanowska, iniciou também em São Paulo os trabalhos com a Técnica de Pilates. Licenciada pelo "The Pilates Studio", Inélia vem também promovendo cursos de formação no Brasil.

Também em 1996, Elaine de Markondes, após um congresso sobre técnicas corporais em Buenos Aires, iniciou suas pesquisas sobre o Método Pilates. Tendo participado de diversos cursos e workshops, começou em 1997 os trabalhos com Pilates, em Curitiba. Hoje, Elaine é licenciada pelo Physicalmind Institute, ministrando cursos de formação em Pilates.

Em 1999, finalmente, para alívio de toda a Comunidade Pilates no Brasil, surgiu oficialmente o primeiro fabricante brasileiro de equipamentos de Pilates, a Physio Pilates, com sede em Salvador/BA, trabalhando sob licença exclusiva de Balanced Body® para toda a América do Sul. Atualmente, a Physio Pilates tem clientes em diversos países da América do Sul, como Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai e Equador.
Fonte: aliança brasileira de pilates









veja também matéria publicada em
13 mar 2011

COMO O MÉTODO PILATES CHEGOU AO BRASIL?






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário