terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PILATES FAZ CRESCER? MITO OU VERDADE?


Pilates faz crescer?

"Every day keeps you on your toes. And for my personality, I love that," says the 33-year-old Street of the small New York-based Pilates chain she owns and operates

Mito ou verdade?

Na verdade o que acontece é que o Pilates irá realinhar a sua coluna melhorando a sua Postura, e irá fortalecer o abdomem e o assoalho pélvico, fazendo com que o transverso abdominal comprima as víceras de forma que elas subam e elevem a caixa torácica. Este efeito hidráulico descomprime os espaços intravertebrais, que além de preservar a saúde dos discos e da coluna vai alongar o corpo em direção do topo da cabeça. Resumindo você vai crescer!

Repare na figura a seguir:


Figura 1. Perda da estatura com o envelhecimento.
Fonte: Gallahue e Ozmun (2001).


É inevitável sofrermos a ação da gravidade, este é um fato comum, com o passar do tempo e com o envelhecimento, passamos a perder estatura pelo enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna. Dependendo das atividades diárias iremos afetar mais ou menos a nossa postura; como em casos extremos no Japão, onde os idosos que trabalharam na lavoura acabam tendo o tronco totalmente curvado à frente. 

Em muitos casos, quando há uma alteração óssea, a recuperação da altura após o Pilates será pequena; porém quando ainda está em níveis musculares rapidamente a altura natural da pessoa vai sendo recuperada podendo ser percebida pelas pessoas que convivem diariamente. 


Muitas vezes, na primeira aula, se marcarmos na parede a altura, e após reorganizarmos a coluna com alguns exercícios respiratórios medirmos novamente, poderá haver até 3 cms de diferença. 

O que é mais difícil é manter esta nova postura e transformar seus hábitos. Para que tudo isso se torne natural, é necessário uma prática constante de atividades físicas e alongamentos específicos para a melhora da extensão da coluna torácica e fortalecimento da musculatura postural através de movimentos dinâmicos e similares aos do dia-a-dia, para que possam ser transferidos e assimilados pelo corpo. 

O Pilates trabalha basicamente com esse intuito de correção postural e fortalecimento do corpo, visando a integração de várias habilitades de forma controlada e precisa.
fonte: tatipilates





VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
14 MAI 2010

PILATES FAZ CRESCER?












Nenhum comentário:

Postar um comentário