quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS DENTRO DA ÁGUA



A água como aliada. Os exercícios terapêuticos praticados dentro de uma piscina aberta e de água aquecida hoje recebem o nome de HIDROTERAPIA, modalidade que tem como ponto primordial a sua realização por parte de um profissional de fisioterapia. 
A partir de suas técnicas, agregadas às propriedades particulares e físicas da água – como a flutuação e a hidrostática – a hidroterapia procura garantir ao paciente os efeitos fisiológicos que podem ser notados imediatamente após a entrada na piscina.

O que é?
A hidroterapia apresenta efeitos fisiológicos no corpo do paciente logo que este entra na piscina aquecida. Dentre vários desses efeitos, pode ser observado a vasoconstrição periférica, efeito que aumenta a capacidade do retorno do sangue venoso, o notável aumento de pressão dos vasos linfáticos – capaz de garantir a facilidade no processo de drenagem linfática. A hidroterapia pode promover ainda um aumento na demanda de sangue para os músculos, atuando em conjunto com a temperatura aquecida da água ajuda no relaxamento muscular.
Outros benefícios da hidroterapia são as melhorias notáveis nas capacidades respiratória, hormonal e renal do paciente. Ainda no campo dos benefícios a curto e longo prazo, o paciente pode ainda alcançar o alívio da dor e dos espasmos musculares.
Com o passar dos séculos a hidroterapia tem sido utilizada por diferentes povos de diferentes culturas. Contando com a água como principal componente para fazer deste um poderoso método terapêutico, a prática dessa atividade demonstra resultados positivos nos tratamentos e na prevenção de diferentes patologias, permitindo mais um campo de atuação para a recuperação de muitos pacientes.

FISIOTERAPIA AQUÁTICA é hoje o termo mais conhecido para exercícios terapêuticos realizados em piscina aquecida e coberta, com orientação total e restrita ao profissional de fisioterapia onde, através do uso de inúmeras técnicas de reabilitação, como o Watsu, Bad Ragaz, etc... associadas às propriedades físicas da água, principalmente a pressão hidrostática, flutuação, viscosidade e aos efeitos do calor, proporcionam aos pacientes efeitos fisiológicos que surgem imediatamente após a imersão.



VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
2 NOV 2012

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA : FISIOTERAPIA NA HIDROTERAPIA


















Nenhum comentário:

Postar um comentário