domingo, 9 de dezembro de 2012

COLOCAR O CORPO TODO NO LUGAR COM RPG





rpg-souchard



Você já deve ter ouvido falar em RPG (Reeducação Postural Global), mas talvez não saiba do que se trata. 


A técnica de RPG é uma forma de alongar os músculos do corpo da maneira mais global possível, sem que o alongamento de uma região ocasione a contração ou o encolhimento de outra. 


“Já tive um paciente que tinha a cabeça para a frente, curvando-se. Isso porque os músculos do pescoço estavam encurtados, enrijecidos”, conta Philippe Souchard, o criador do método. E o Francês acrescenta: 


“O corpo humano foi feito para fazer movimentos amplos, bem alongados, e também para manter a postura, mas nosso dia a dia não proporciona isso. E durante o tratamento, muitas vezes o fisioterapeuta alonga o músculo do pescoço do paciente, mas para isso precisa encurtar o do abdômen durante o movimento. A RPG permite que os músculos sejam alongados da forma mais global possível”.


Segundo Philippe, um músculo encurtado é um músculo fraco, e nesse caso a solução não é a musculação, e sim o alongamento.


A técnica é tão eficiente que há possibilidade de os primeiros sinais de melhora aparecerem logo na primeira sessão. “Esse é o sonho de qualquer fisioterapeuta, que os resultados apareçam o mais rápido possível. 


Há casos, inclusive neurológicos, mais sérios que pedem mais trabalho, mas também há casos em que a melhora é imediata”, explica o fisioterapeuta. 


Como se não bastasse poder ser usado até em casos neurológicos, a RPG também pode ajudar pacientes com problemas oculares e até mesmo mamães antes e depois do parto.



“É importante destacar que problemas de visão não são da área do fisioterapeuta, mas quando os músculos dos olhos são afetados, a RPG pode ajudar.
Em casos onde a tensão desses músculos não está regulada, o fisioterapeuta pode atuar de forma bastante interessante e eficiente”, explica o criador da técnica. 


“Desde que criei a RPG, ela evoluiu muito. Há vários RPGistas que sabem muito mais que eu hoje em dia. A técnica usada para tratamento dos músculos oculares avançou bastante, assim como a possibilidade de usar o método para preparar as gestantes para o parto e também auxiliar em sua recuperação. Os estudos continuam e novidades surgem a cada dia”, completa ele.



Se você ficou interessado em conhecer a RPG, preste atenção ao alerta de Philippe: “Há muitas pessoas que se dizem RPGistas, é importante procurar os verdadeiros profissionais”. 
Fonte: Pague Menos Sempre Bem














Nenhum comentário:

Postar um comentário