sábado, 8 de dezembro de 2012

STANDING PILATES: NOVA MODALIDADE DO PILATES AJUDA A REALINHAR A COLUNA


Henry Milléo / Gazeta do Povo / Standing pilates é indicado para realinhar a postura
POSTURA

Alinhe-se

Postura da cabeça anteriorizada, que atinge metade da população, causa dores de cabeça, no pescoço, na região torácica e lombar.


VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG
EM 3 DEZ 2012
A PROJEÇÃO ANTERIOR DA CABEÇA




Estima-se que 50% da população brasileira sofra com a postura da cabeça anteriorizada, disfunção que consiste em projetar o pescoço para a frente, de forma desalinhada com o restante da coluna. O problema pode causar tensão nos músculos da região e induzir a uma alteração fisiológica da curva cervical, provocando dores no pescoço, de cabeça, torácicas e lombares.

Segundo a fisioterapeuta Rubia Benatti, do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Paraná (Crefito), a posição é uma consequência da rotina moderna. “Fazemos isso em todas as atividades diárias, ao ver tevê, dirigir ou em frente ao computador, para auxiliar a visão e manter o equilíbrio”, diz. Outra circunstância que pode ocasionar o problema é a respiração bucal. Quem tem o nariz entupido – por uma rinite, sinusite ou outro motivo –, tende a projetar a cabeça para respirar melhor.

Para evitá-la, devem ser praticados exercícios regulares, fazer intervalos entre as atividades cotidianas – pelo menos a cada duas horas, para relaxar ombros e pescoço – e manter a cabeça alinhada com o corpo durante o dia e também durante o sono.

“A má postura pode ser corrigida, mas os agravamentos que podem decorrer dela, como a hérnia, não têm cura, então é importante encarar a situação com seriedade”, diz Rubia. Ao surgirem os sintomas, a pessoa deve procurar um ortopedista, que pode receitar relaxantes musculares e fisioterapia.

Novidade


Modalidade do Pilates em pé ajuda a realinhar a coluna

Um importante mecanismo de prevenção das alterações posturais é atividade física. Nesse sentido, uma nova modalidade de pilates promete ajudar no realinhamento da coluna e no fortalecimento da região do pescoço, evitando o problema da cabeça anteriorizada. O standing pilates, praticado com exercícios em pé, também é indicado para melhorar a percepção corporal e os níveis de equilíbrio.

As aulas acontecem com o Tye4, colete com resistências elásticas que são amarradas nos braços e pernas do aluno, em posições alternadas. Os elásticos possibilitam que a carga do próprio corpo seja acionada para resistir ou assistir ao movimento. O equipamento foi desenvolvido pelo PhysicalMind Institute, de Nova York e já pode ser encontrado em academias de Curitiba.

Fonte: www.gazetadopovo.com.br















veja também matéria publicada neste blog
em 25 dez 2010

OSTEOPOROSE E STANDING PILATES


















.

Nenhum comentário:

Postar um comentário