domingo, 9 de dezembro de 2012

O TRATAMENTO PARA ASMÁTICOS COM O PILATES




O Pilates trabalha corpo e mente, onde a respiração é coordenada com os movimentos. O objetivo é corrigir a coluna, alongar e fortalecer os músculos, estabelecer a coordenação motora e o equilíbrio, trabalhando a imagem corporal (autoconhecimento do corpo). Também modela o corpo (por ser uma atividade física) e a capacidade vital, pois o exercício é realizado juntamente com a respiração.
Nesse aspecto entra o tratamento do asmático. A cada exercício é realizada uma inspiração leve para duas prolongadas, podendo através de um treinamento a médio e longo prazo fazer com que o aluno aumente a capacidade expiratória, liberando o acúmulo de ar dos pulmões (liberta CO2, ou seja, excesso de gás carbônico). Este acúmulo de ar causa a sensação de dispinéia (falta de ar) cuja denominação é “hiperinsuflação pulmonar”.
Por essa razão, podemos afirmar que o Pilates é uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir doenças.
Apesar de ser considerado um exercício anaeróbico (lento e/ou moderado) o ritmo do aluno pode ser controlado através da respiração correta que é essencial na prática do Pilates, embora muitas vezes se apresente complicada o importante é realizar a respiração de forma muito consciente, por isso quanto maior o controle da respiração, melhor será a percepção dos efeitos do Pilates.
Fonte: Fabiana Barboza Patricio e Luciane Moreira Chaves






VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
23 NOV 2012
O BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA ASMÁTICOS










Nenhum comentário:

Postar um comentário