sábado, 29 de dezembro de 2012

TENHO VARIZES, POSSO FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS?



Exercícios não prejudicarão e aumentarão as varizes?


Sabemos que a doença venosa (varizes) é causada pelo enfraquecimento, desgaste ou injúria nas válvulas das veias das pernas e que na maioria das vezes são de origem desconhecida e apresentam caráter hereditário. Alguns fatores como sedentarismo, obesidade, permanecer longos períodos de pé ou mesmo sentado, estimulam o desenvolvimento das varizes.

Que tipos de exercício podem ser realizados para quem tem varizes ou uma tendência hereditária ao desenvolvimento de varizes? Os exercícios aquáticos são bastante indicados para a doença venosa: Natação e hidroginástica - a pressão hidrostática e a diminuição do efeito da gravidade na água favorecem o retorno venoso e a caminhada e exercícios dentro da água estimulam a circulação venosa.

Caminhadas: o movimento de flexão do pé (tíbio-társico) e a contração das panturrilhas são extremamente benéficos para a circulação e respiração.

Corridas: são muito benéficas, porém devem ser feitas por pessoas com uma avaliação criteriosa do coração e da pressão sangüínea, e utilizar tênis e roupas apropriadas.

Exercícios com carga: (aeróbica, bicicleta, musculação, dança, dança de salão) favorecem o retorno venoso com ativação da articulação tíbio-társica e a das panturrilhas, porém não devem ser impactantes ou com carga excessiva (utilizar pouca carga e maior número de repetições, sempre com orientação profissional).

É apropriado que as atividades físicas sejam regulares, isto é, no mínimo três vezes por semana, evitando os exercícios de “fim-de-semana” que só causam lesões musculares.

Exercícios pouco indicados: maratona, fisiculturismo (halterofilismo), jump, voleibol, basquetebol, tênis, squash, canoagem, hipismo, aeróbica de alto impacto, pois dificultam o retorno venoso ou mesmo agravam a doença venosa por aumento excessivo da pressão dentro das veias.

Caso já se tenha doença venosa instalada (varizes) é recomendado que se faça os exercícios com as meias elásticas compressíveis, estas recomendadas por profissional qualificado, pois irão melhorar o retorno venoso devido a uma maior compressão das panturrilhas e, após os exercícios, repousar alguns minutos com as pernas elevadas.
fonte: www.angiorio.com.br/










VEJA TAMBÉM:
POSTADO EM 14 MAR 2010
O SALTO ALTO CAUSA VARIZES?











.

4 comentários:

  1. Iniciei a fazer caminhadas por conta própria e estava preocupada, pois, tenho uma variz na perna direita. Então, foi bom entrar nesse blog e ler que posso fazer tomando alguns cuidados, porém, sem culpa. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Qual é o tipo de tênis apropriado para quem tem varizes e faz caminhada?

    ResponderExcluir
  3. Qual é o tipo de tênis apropriado para quem tem varizes e faz caminhada?

    ResponderExcluir