segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A PROJEÇÃO ANTERIOR DA CABEÇA


Foto: Uma das alterações posturais mais importantes: Projeção da cabeça pra frente.



Percebo nos meus atendimentos uma grande incidência de cabeça anteriorizada, Devemos evitar curvar a cabeça para frente.

A cabeça de um adulto pesa geralmente entre 4-5 Kg.

Quando ela é inclinada mais de 30° para frente, os músculos do pescoço são tencionados para manter essa postura, gerando sobrecarga na nuca e nos ombros.

A projeção anterior da cabeça é um dos principais indicadores de disfunção craniomandibular. que ocorre com maior incidência dos 21 aos 30 anos, faixa etária produtiva da sociedade, caracterizada por um período de intenso estresse psicológico que promove desvios posturais evidentes, em decorrência de tensão provocada no sistema muscular

"A postura craniocervical é mantida graças a um complexo sistema neuromuscular que trabalha constantemente para contrapor a força da gravidade e o próprio peso da cabeça que tendem a desequilibrá-la anteriormente. 

Assim, forças estabilizadoras provêm dos músculos cervicais posteriores, que compõem em parte a cadeia muscular posterior, e da cadeia muscular anterior, onde se encontram os músculos mastigatórios e os cervicais anteriores. Qualquer perturbação a esse sistema poderá gerar um desequilíbrio entre essas forças e consequentemente a fixação de uma posição craniocervical inadequada"1.

1. Armijo Olivo S, Magee DJ, Parfitt M, Major P, Norman MR. The association between the cervical spine, the stomatognathic system, and craniofacial pain: a critical review. J Orofac Pain. 2006;20(4):271-87.   











  

Nenhum comentário:

Postar um comentário