domingo, 17 de janeiro de 2010

ALIMENTAÇÂO ADEQUADA PREVINE GRIPES


Previna gripes e resfriados com uma alimentação equilibrada

Embora todos saibam, poucos comem alimentos naturais que ajudam a evitar doenças

Não basta usar roupas e cobertores para se prevenir de ficar com gripes e resfriados. Apesar de serem diferentes, os vírus das duas doenças estão no ar e derrubam as defesas do corpo, provocando tosses, dores de cabeça e garganta, além de desânimo.

O resfriado é mais brando e a gripe, mais abrupta, com sintomas severos como febre e dores musculares. Os medicamentos são bons para aliviar, mas não acabam com os vírus e suas variantes. De acordo como a Organização Mundial da Saúde (OMS), os produtos à venda nas farmácias já não são tão eficazes devido às mutações do vírus ocorridas. Por isso, é fundamental ter a saúde em dia para evitar que o organismo fique debilitado.



“Não significa que vai curar a doença, porém, tem ação preventiva e de diminuição dos sintomas. A alimentação ameniza os sintomas de gripes e resfriados - mel, própolis, chás – Porque estes alimentos contém substâncias que agem como antibióticos naturais e têm ação expectorante, aliviando a sensação de mal-estar causada pela gripe”, explica a nutricionista Gláucia Padovan, da rede Mundo Verde.



Outro cuidado que devemos ter durante o inverno é evitar locais fechados e com muitas pessoas e cuidar de sua saúde. Gripes mais curadas resultam por ano no Brasil em cerca de 15 mil mortes.



Conheça alguns alimentos que irão te ajudar a prevenir os males do inverno. E lembre-se: “para manter a temperatura ideal, o organismo exige mais energia, por isso sentimos a necessidade de aumentar o consumo de alimentos no inverno. Para que isso não resulte em aumento de peso, não deve faltar na alimentação os grãos integrais, frutas e hortaliças, de preferência orgânicas, nozes, sementes, entre outros”, diz a nutricionista.



ACEROLA
Fruta rica em vitamina C , reforça o sistema imunológico. Por conter antioxidantes, ajuda a neutralizar os radicais livres, prejudiciais às células.



ALHO
Fonte de alicina e com vitaminas (A1, B2, B6, C), estimula a resposta imunológica, prevenindo gripes e resfriados comuns no inverno. Além disso é expectorante, sendo indicado seu consumo em casos de bronquite, tuberculose, pneumonia e asma.



GELÉIA REAL
Produzida pelas abelhas para a alimentação da rainha durante toda vida e dos embriões até o terceiro dia. Estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias por ser fonte de antioxidantes e de vitaminas do complexo B.



GENGIBRE
Com sabor acre e quente, tem ação anti-séptica, reduzindo a inflamação e a dor, além de aliviar a congestão nasal e cólicas menstruais.



GRANOLA
Alimento energético, rico em fibras e sais minerais. Auxilia no controle do colesterol e favorece o bom funcionamento do intestino. É uma opção energética saudável, já que no inverno o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido.



LEITE FERMENTADO
Por ser fonte de probióticos, recupera a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico.



MEL
Fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e substâncias (inibina) que agem como antibióticos naturais. Tem ação bactericida e anti-séptica. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados é coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Além de agir beneficamente sobre a flora intestinal devido à ação prebiótica.



PRÓPOLIS
Substância resinosa que misturada ao álcool de cereais forma o extrato de própolis. Fonte de flavonóides, atua como “Antibiótico Natural” por seu efeito anestésico, antiinflamatório, cicatrizante, antibiótico e antifúngico.



SHITAKE E SHIMEJI
Com poucas calorias são boas fontes de proteínas e lentinana, molécula antioxidante que reforça a resposta imunológica e auxilia também no combate a tumores.



SUCO DE UVA/VINHO SEM ÁLCOOL
Fonte de polifenóis e resveratol, potentes antioxidantes que estimulam o sistema imunológico, aumenta a resistência do organismo a gripes, viroses e infecções. O suco que possui valor calórico menor do que as bebidas alcoólicas, permite adaptações em receitas típicas da estação como Vinho Quente e Quentão.
Fonte: Portal iTodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário