domingo, 24 de janeiro de 2010

POR QUÊ AS JUNTAS ESTALAM?


Pela falta de um lubrificante natural produzido nas cavidades que amortecem o contato entre os ossos.
A ausência da tal substância faz com que as articulações fiquem grudadas. Ao se alongarem as juntas, elas se separam e produzem o som do estalo.

Os sons produzidos nas juntas podem não ter significado clínico algum, sendo apenas produzidos por deslizamento do tendão/ligamento sobre a articulação,ou melhor dizendo
é quando o tendão se desloca de seu trajeto natural em movimentos mais bruscos.

. Por outro lado, podem ser produto do desgaste da cartilagem (crepitação), como são vistos na "artrose".

A sensação de bem-estar que algumas pessoas descrevem após o estalo é psicológica – e não física.

6 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se é normal um bebê de oito meses ter estalos frequentes nas articulações???

    ResponderExcluir
  2. Normal não é; precisa ser investigado.

    Os sons produzidos nas juntas podem não ter significado clínico algum, sendo apenas produzidos por deslizamento do tendão/ligamento sobre a articulação.

    Cabe uma investigação com um clínico.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana

    ResponderExcluir
  3. frenquentemente minha juntas estalam, tenho 18 anos isso é normal?... pois já estou preocupada..

    ResponderExcluir
  4. Os sons produzidos nas juntas podem não ter significado clínico algum, sendo apenas produzidos por deslizamento do tendão/ligamento sobre a articulação.

    Mas também, podem ser produto do desgaste da cartilagem (crepitação), como são vistos na "artrose", por exemplo.

    É importante lembrar que a artrose não ocorre somente em idosos, podendo acometer indivíduos mais jovens, principalmente, se houver algum traumatismo ou frouxidão ligamentar prévios.

    É importante ficar atento porque ficar em locais frios ou parado na mesma posição por algum tempo, também pode produzir esses sons, sem estar relacionado a algum distúrbio ligamentar.

    Caso isto esteja causando algum transtorno, deve-se procurar um médico para uma melhor avaliação.


    Atenciosamente


    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou com uma dúvida:se eu ñ estalar minhas juntas elas ficam doloridas, qdo eu estalo qq articulação dá um alívio muito grande.Se eu ñ as estalar com frequencia elas além de doerem ficam duras,é muito chato.Seria isso frouxidão ligamentar?

    ResponderExcluir
  6. Não é frouxidão ligamentar, o barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea.

    Este estalar frequente provoca um alongamento da capsula articular que a longo prazo pode levar a instabilidade articular e a formação de osteófitos periarticulares.

    Os estalos e barulhos articulares podem ser normais e fisiológicos, porém não devemos provocar os estalos repetidamente, uma coisa é uma articulação estalar quando realizamos um determinado movimento, outra coisa é repetirmos sempre esse movimento para provocar o estalo.

    As articulações tem uma cápsula articular, que contém líquido sinovial. Este líquido sinovial, é formado por gases (oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono).

    Dentro da cápsula que protege os ossos conectados por uma junta o líquido sinovial mantém a cartilagem, tecidos e músculos lubrificados e bem nutridos.

    Quando os dedos são dobrados a cápsula da junta se estica. Para que a expansão tenha espaço, são liberados estes gases para fora do fluído.

    O estalo dos dedos é o som do gás que é liberado em forma de bolhas do líquido sinovial.

    Antes que o dedo estale novamente o líquido deve reabsorver este gás.

    Outras causas de estalos:

    Tendões e ligamentos estalam alto também, pois são como elásticos esticados sobre as juntas que mantém os músculos ligados aos ossos.

    De maneira similar os ligamentos se estendem para conectar ossos a outros ossos. Algumas vezes os tendões e os ligamentos deslizam das suas posições nas juntas e então, rapidamente, estalam para voltar ao lugar.

    Este barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea. Quando realizamos um movimento e a articulação estala pode ser normal, mas quando provocamos os estalos repetidamente é patológico.

    O estalar das pequenas articulações como nos dedos das mãos, por exemplo, que é uma situação bastante comum, a longo prazo provoca um alongamento na cápsula ligamentar e este alongamento capsular leva a uma instabilidade relativa ( a junta fica meio frouxa) sempre que temos uma instabilidade o organismo tenta estabilizar a região com crescimento ósseo e esse crescimento ósseo periarticular é o osteófito ( bico de papagaio ) que faz com que as articulações fiquem mais grossas.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir