domingo, 24 de janeiro de 2010

POR QUÊ AS JUNTAS ESTALAM?


Pela falta de um lubrificante natural produzido nas cavidades que amortecem o contato entre os ossos.
A ausência da tal substância faz com que as articulações fiquem grudadas. Ao se alongarem as juntas, elas se separam e produzem o som do estalo.

Os sons produzidos nas juntas podem não ter significado clínico algum, sendo apenas produzidos por deslizamento do tendão/ligamento sobre a articulação,ou melhor dizendo
é quando o tendão se desloca de seu trajeto natural em movimentos mais bruscos.

. Por outro lado, podem ser produto do desgaste da cartilagem (crepitação), como são vistos na "artrose".

A sensação de bem-estar que algumas pessoas descrevem após o estalo é psicológica – e não física.

14 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se é normal um bebê de oito meses ter estalos frequentes nas articulações???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vi seu poster de 2010. Ficou tudo bem? Era normal os estralos? Pergunto pq vivo a mesma situação.

      Excluir
  2. Normal não é; precisa ser investigado.

    Os sons produzidos nas juntas podem não ter significado clínico algum, sendo apenas produzidos por deslizamento do tendão/ligamento sobre a articulação.

    Cabe uma investigação com um clínico.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana

    ResponderExcluir
  3. frenquentemente minha juntas estalam, tenho 18 anos isso é normal?... pois já estou preocupada..

    ResponderExcluir
  4. Os sons produzidos nas juntas podem não ter significado clínico algum, sendo apenas produzidos por deslizamento do tendão/ligamento sobre a articulação.

    Mas também, podem ser produto do desgaste da cartilagem (crepitação), como são vistos na "artrose", por exemplo.

    É importante lembrar que a artrose não ocorre somente em idosos, podendo acometer indivíduos mais jovens, principalmente, se houver algum traumatismo ou frouxidão ligamentar prévios.

    É importante ficar atento porque ficar em locais frios ou parado na mesma posição por algum tempo, também pode produzir esses sons, sem estar relacionado a algum distúrbio ligamentar.

    Caso isto esteja causando algum transtorno, deve-se procurar um médico para uma melhor avaliação.


    Atenciosamente


    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou com uma dúvida:se eu ñ estalar minhas juntas elas ficam doloridas, qdo eu estalo qq articulação dá um alívio muito grande.Se eu ñ as estalar com frequencia elas além de doerem ficam duras,é muito chato.Seria isso frouxidão ligamentar?

    ResponderExcluir
  6. Não é frouxidão ligamentar, o barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea.

    Este estalar frequente provoca um alongamento da capsula articular que a longo prazo pode levar a instabilidade articular e a formação de osteófitos periarticulares.

    Os estalos e barulhos articulares podem ser normais e fisiológicos, porém não devemos provocar os estalos repetidamente, uma coisa é uma articulação estalar quando realizamos um determinado movimento, outra coisa é repetirmos sempre esse movimento para provocar o estalo.

    As articulações tem uma cápsula articular, que contém líquido sinovial. Este líquido sinovial, é formado por gases (oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono).

    Dentro da cápsula que protege os ossos conectados por uma junta o líquido sinovial mantém a cartilagem, tecidos e músculos lubrificados e bem nutridos.

    Quando os dedos são dobrados a cápsula da junta se estica. Para que a expansão tenha espaço, são liberados estes gases para fora do fluído.

    O estalo dos dedos é o som do gás que é liberado em forma de bolhas do líquido sinovial.

    Antes que o dedo estale novamente o líquido deve reabsorver este gás.

    Outras causas de estalos:

    Tendões e ligamentos estalam alto também, pois são como elásticos esticados sobre as juntas que mantém os músculos ligados aos ossos.

    De maneira similar os ligamentos se estendem para conectar ossos a outros ossos. Algumas vezes os tendões e os ligamentos deslizam das suas posições nas juntas e então, rapidamente, estalam para voltar ao lugar.

    Este barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea. Quando realizamos um movimento e a articulação estala pode ser normal, mas quando provocamos os estalos repetidamente é patológico.

    O estalar das pequenas articulações como nos dedos das mãos, por exemplo, que é uma situação bastante comum, a longo prazo provoca um alongamento na cápsula ligamentar e este alongamento capsular leva a uma instabilidade relativa ( a junta fica meio frouxa) sempre que temos uma instabilidade o organismo tenta estabilizar a região com crescimento ósseo e esse crescimento ósseo periarticular é o osteófito ( bico de papagaio ) que faz com que as articulações fiquem mais grossas.

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Débora,minha filha tem 6 meses,o joelho dela estala muito,parece que se desloca,quando acontece isso ela chora,isso é normal.

    ResponderExcluir
  8. Débora
    "O ruído que aparece nos joelhos, pode ser preocupante, mas se não for acompanhado por dor, desconforto ou inchaço, não há necessidade de se preocupar com isso.

    O som de estalo que você ouve é conhecido como crepitação. Em alguns casos, isto não é nada mais que bolhas de gás aparecendo em suas articulações.

    Isto ocorre quando nós estalamos os dedos das mãos também. Depois de uma ou duas vezes, não há mais bolhas para se formar e os dedos param de estalar por algum tempo, até novas bolhas conseguirem se formar”,

    Isto também pode ser resultado da diminuição da espessura da cartilagem, principalmente nos joelhos.

    Esta cartilagem reveste as extremidades dos ossos, e com o passar do tempo vão perdendo água e afinando. Com isto, as articulações vão perdendo a suavidade, fazendo com que ossos e tecidos criem um pequeno atrito quando você dobra as pernas.

    Em relação à crepitação nas articulações, as questões mais importantes são, “em primeiro lugar e acima de tudo: existe dor ou inchaço? Em segundo lugar, o ruído é associado com o bloqueio dos joelhos ou a perda de mobilidade dele? Caso não haja dor ou perda de movimento, não é algo que deva preocupar a pessoa. Porém, caso ocorra dor ou limitação articular, a pessoa deve procurar um médico".

    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tem 1 ano e 1mes ele já anda e quando suspendo ele os ossos dele estalam tipo na coluna e normal

    ResponderExcluir
  10. Olá boa noite!!
    Tenho frouxidão ligamentar e sempre tenho esses estalos, que incomodam muito.
    O que seria mais indicado? pois faço musculação e tenho receio que algo pior aconteça.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá meu bebê de nove meses tem um estalinhos não sei bem direito aonde e parece ser nos bracinhos quando se mexe e se vira rapido ou quando pegamos no colo ... o que vcs podem me falar?

    ResponderExcluir
  12. Minha filha tem 9 anos quando ela estica os braços e pernas eles estralam será que tem a ver com o crescimento ou devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  13. Minha filha tem 7 meses e keria saber se e normal estralar os ossinhos do joelho?

    ResponderExcluir