quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

TIPOS DE PRÓTESE DE QUADRIL


Prótese Total do Quadril ou artroplastia se caracteriza pela substituição ou troca da articulação do quadril.
Esta cirurgia foi idealizada por ortopedistas para restabelecer a função da articulação coxo-femoral.
Muitas doenças acometem esta articulação, sendo que as mais importantes são: Artrose de Quadril e Fraturas do Colo do Fêmur.

As primeiras próteses idealizadas foram confeccionadas com materiais que tinham pouca bio-compatibilidade. Entre eles podemos citar o ouro, acrílico, vidro, baquelite, etc. As próteses atuais são feitas de materiais totalmente bio-compatíveis. Os mais empregados são: polietileno de alta densidade, cobalto, cromo-titânio, polimetilmetacrilato.

Existem vários tipos de prótese de quadril. A indicação de usar uma ou outra prótese depende da idade do paciente, do tipo de doença, da qualidade do osso e da experiência do cirurgião.


Tipos de Prótese:

. Prótese cimentada
. Prótese não-cimentada
. Prótese Híbrida
. Prótese Cefálica uni-polar
. Prótese Cefálica bi-polar
. Endo-prótese
. Prótese em Copa

A prótese cimentada é aquela em que usa-se cimento ósseo para fixar o componente acetabular na bacia e a parte femoral no fêmur. Normalmente usamos esta prótese em pacientes com idade mais avançada.

A prótese não-cimentada é aquela em que fixamos suas partes (acetábulo e componente femoral) diretamente na superfície óssea, sem a utilização de cimento. Este tipo é indicado para pessoas mais jovens, com boa qualidade óssea.

Na prótese híbrida, o componente acetabular é fixado à bacia através de parafusos, sendo o componente femoral fixado com cimento ao fêmur. É usada em pacientes com até 75 anos de idade.

As próteses uni e bi-polares são utilizadas em pacientes idosos, com fratura do colo do fêmur e que necessitam sair do leito o mais precoce possível.

As endo-próteses são utilizadas para a substituição de grandes segmentos ósseos, como no caso de um tumor que comprometa a parte superior do fêmur.

As próteses em copa estão em desuso, sendo utilizadas eventualmente em pacientes com fratura de acetábulo em péssimas condições de saúde, pois uma prótese total necessita de maior tempo cirúrgico e anestésico, dificilmente suportado por esse tipo de paciente.



Novas próteses surgem no mercado para atender às pessoas mais jovens que, por diversas razões, precisam fazer uma artroplastia, e precisam ser aperfeiçoadas, pois o organismo tem reações celulares às pequenas partículas que são liberadas pelo encaixe plástico (polietileno) ou pelas partículas de metal ou do próprio cimento ortopédico que foi usado para fixação. Todos esses produtos causam reação óssea tipo osteoporose, que deixa a prótese frouxa, causa dores ou quebra o osso. Todo esse desgaste pode ser assintomático.

A cirurgia de artroplastia do quadril é geralmente bem sucedida e as complicações são raras. As possibilidades são que 95% das vezes não ocorra nenhum problema sério. A complicação mais temível ‚é uma infecção. A possibilidade que ocorra uma infecção em um quadril que nunca foi operado antes é de menos de 1 por cento. A infecção pode ser causada por bactérias que entram no quadril no momento da operação. As precauções que se tomam contra a infecção são certos cuidados no momento da cirurgia e o uso de antibióticos durante o período de internação hospitalar. As infecções podem ser introduzidas no quadril pela corrente sangüínea a qualquer tempo depois da operação. Se o paciente que foi submetido a uma artroplastia total do quadril tiver um infecção bacteriana em qualquer parte do corpo, deve ser tratado rapidamente por um médico sob risco de ter problemas no seu quadril.

A soltura da prótese, é a principal complicação a longo prazo.

A durabilidade da prótese é determinada por três fatores.

  1. A habilidade do cirurgião
  2. O esforço a que essa prótese será submetida.
  3. O estado do osso do paciente.


O paciente deve ter consciência que o quadril operado não é igual ao quadril normal, apesar de alguns pacientes sentirem-se absolutamente normais. O alívio da dor e a qualidade da artroplastia são determinados em parte pelo tipo de problema que o paciente tem. É pouco comum que haja algum tipo de dor após a operação que não possa ser explicada.

Fonte:www.wgate.com.br/











.

12 comentários:

  1. qual o tempo de durabilidade da protese brasileira se considerado que a operação será realizada por profissional especialista, idade do paciente 39 anos, peso acima do normal(1,87 altura X 110 kilos).

    Marcio - Maringa-Pr

    ResponderExcluir
  2. Marcio

    A durabilidade de uma prótese depende de vários fatores, dos materiais empregados, da técnica cirúrgica, do nível de atividade física e disciplina do paciente e da reação biológica dos tecidos que varia enormemente entre as pessoas.


    As próteses disponíveis em nosso pais, sejam elas de origem nacional ou importada tem um grau variável de qualidade, mas em geral são boas.

    As opções de alta tecnologia ainda são extremamente caras dentro da nossa realidade.

    O índice de complicações graves é na verdade muito baixo e mesmo quando algum problema ocorre, têm-se recursos para sua correção.
    As medidas adotadas para se evitar estes e outros problemas são cada vez mais rigorosas e as equipes médicas estão atentas quanto à prevenção e tratamento de todos estes problemas.

    ResponderExcluir
  3. quem fez artroplastia total do quadril, pode fazer atividades fisicas, como musculação por exemplo, qual a atividade que ele não pode fazer.

    ResponderExcluir
  4. As atividades físicas ou esporte de baixo impacto podem ser praticados por pessoas que tem prótese parcial ou total no quadril.

    Na verdade, a intensidade da atividade física e esportiva é maior em pessoas que tem prótese parcial de quadril.

    Aqueles que tem prótese total de quadril participam destas atividades de forma menos intensa devido ao atrito,deslocamento ou possibilidade de danos aos componentes da prótese, o que pode ser um limitador em algumas modalidades esportivas.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  5. EU ME CHAMO VANIA TENHO 37 ANOS E VOU PRECISAR FAZER MINHA 1ªREVIZÃO DE PROTESE E GOSTARIA DE SABER SOBRE A PROTESE DE PORCELANA,QUAL A INDICAÇÃO DELA EM QUE CASO SE INDICA MAIS?
    MINHA 1ª ARTROPLASTIA FOI FEITA EM 1995 E HJ ESTOU PRCISANDO TROCAR ,MAS TO MT PREOCUPADA COM A TROCA E QUAL SERIA A MELHOR PROTESE HJ EM DIA?

    ResponderExcluir
  6. VANIA a melhor opção cirúrgica é definida caso-a-caso, de acordo com vários parâmetros.
    na realidade os melhores resultados na cirurgia são dependentes de três fatores:
    boa prótese,
    bom cirurgião e
    bom paciente.



    A busca de novos desenhos e novas superfícies articulares é motivada pela expectativa de aumentar a longevidade da prótese e possibilitar a melhor função possível, além de poupar tecido ósseo.

    Isto protelaria e facilitaria futuras cirurgias de revisão para troca da prótese.


    Seu ortopedista ou cirurgião de quadril deve sempre ser consultado para esclarecer suas dúvidas e fornecer maiores detalhes a respeito da cirurgia.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada por seus esclarecimentos...
      mas me responda só mais uma coisa.
      prótese de porcelana,não é frágil?
      porque é este o tipo de prótese que o médico que eu consultei disse que ia colocar.
      outra coisa a aste não estar desgastada,só a parte do acetábulo,mas o médico disse que tem que trocar tambem,por não ter a parte do acetábulo do mesmo tamnho...

      Excluir
  7. gostaria de saber também,quais são os riscos de trocar as prótese de quadril?
    pode afetar o nervo ciático?
    qual o indice de acontecer isso,uma lesão do nervo ciático?
    porque isso me causa mais parvor !
    isto é que me causa mais medo desse tipo de cirurgia.

    ResponderExcluir
  8. obrigada dr.roberto por me tirar estas dúvidas.

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe tem 70 anos e o médico recomendou a colocação de prótese.
    O médico pediu prótese importada. O plano de sáude quer dar nacional. Hà diferenças de qualidade e durabilidade entre próteses nacionais e importadas?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. As próteses podem ter sua procedência da indústria nacional ou estrangeira. Os implantes da indústria nacional são em sua grande maioria, cópias ou versões de implantes tradicionais da indústria internacional.

    A qualidade destes deve ser avaliada na qualidade das ligas metálicas, do polietileno, na qualidade das superfícies de revestimento, no desenho do implante e nos instrumentais necessários à implantação dos componentes protéticos, entre diversos pontos a serem avaliados para o sucesso dos procedimentos.

    A indústria nacional melhora a cada dia e detém tecnologia que a permite produzir implantes com alta durabilidade, nos últimos anos.

    Porém, as condições ideais para a cirurgia vão além do implante em si. Será considerado o instrumental e sua precisão e até mesmo, o conhecimento dos detalhes da prótese em si, que são detidos, após o uso contínuo daquele dispositivo (curva de aprendizado).

    Outro ponto a ser observado é a durabilidade que somente poderá ser conhecida com a implantação e o seguimento dos pacientes por diversos anos. Esta comprovação vem da análise das informações trazidas pelo acompanhamento do pacientes que receberam as próteses no passado. Trabalhos clínicos com o uso de próteses nacionais são escassos e de resultados inconclusivos.

    Sem a comprovação clínica necessária, baseada em trabalhos científicos das próteses com durabilidade superior a 15 anos, torna-se controverso a indicação de implantes nacionais neste momento. Na busca de resultados mais confiáveis, estes somente poderão ser dados por implantes de procedência estrangeira. Esta comprovação é do interesse do indivíduo que deseja ter uma prótese implantada.

    Ressalta-se que ser a prótese importada não é garantia de boa procedência ou mesmo de sua qualidade. Os diversos critérios já comentados devem ser considerados.

    Deve-se levar em consideração que outros parâmetros como até mesmo a preferência pessoal, do cirurgião são ponderados, no momento da indicação da cirurgia.

    Cumpre, ao médico, dentro dos princípios da ética e da técnica, a escolha do melhor implante, para cada paciente, observados o universo de particularidades desta seleção.

    Contudo, os fatores como a durabilidade comprovada e a credibilidade, em especial do instrumental são os de maior peso decisório.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir