domingo, 17 de janeiro de 2010

TRANSIÇÃO DO HOMO SAPIENS AO HOMO SENTADUS COM RISCO DE ATINGIR O HOMO DEITATUS


Com a chegada da Internet uma nova mudança, uma tremenda revolução social e cultural vem ocorrendo em nossa sociedade. Graças à popularização da World Wide Web, atingimos um novo patamar na evolução humana: A transição do Homo sapiens ao Homo sentadus, podendo chegar infelizmente ao Homo deitatus.

Os humanos estão deixando de lado a postura ereta e bípede e durante grande parte do seu dia permanecem presos a uma cadeira e adotam uma posição onde geralmente os olhos permanecem acima do nível da tela do computador , favorecendo com isso uma posição de grande curvatura dorsal, a popular "corcunda".
Os membros superiores começam a adotar invariavelmente um ângulo de 90º para melhor dominarem as teclas e os dedos estão tornando-se cada vez mais ágeis e velozes no teclado.

O Homo sentadus é um ser extremamente sedentário. O habitat natural predileto é o seu escritório ou o seu quarto. e o que é pior é que neste último ambiente em especial, permanece quase sempre deitado assistindo televisão, com isso favorecendo o galgar de mais um degrau na escala evolutiva humana que é o , Homo deitatus .

Raramente sai destes espaços fechados a não ser por extrema necessidade como deslocar-se para a cozinha para pegar alimentos ou ir a uma loja de acessórios de informática para comprar equipamentos ainda mais sofisticados.

Estamos falando de uma espécie nada social que prefere quase sempre estar sozinho, fechado entre quatro paredes, a comunicar-se com outros da sua própria espécie.

Este estágio evolutivo não se caracteriza pelo aumento da capacidade cerebral, mas pelo aumento da capacidade em apreender e armazenar um grande número de informações totalmente desnecessárias.

Enquanto o Homo sapiens se dedicou a fabricar ferramentas e diversos objetos que lhe vieram à cabeça, o Homo sentadus aproveita muito pouco do produzido pelo seu antecessor e utiliza como únicos utensílios um "mouse" e um teclado.

Não necessita de caça ou pesca para se alimentar pois com poucos cliques, em muito pouco tempo tem toda a comida que necessita, entregue na sua própria porta.

Na transição do Homo sapiens para o Homo sentadus a seleção natural ditou que só os mais fracos evoluiriam. Enquanto os mais fortes e dinâmicos praticavam esportes e viviam a luz do dia, os mais fracos, geralmente introspectivos começavam uma vida dedicada à adoração de um computador pessoal estando em permanente ligação com a Internet.

É de extrema importância o cuidado para que esta espécie não avançe no sentido de enfatizar o Homo deitatus, porque aí sim seria uma grande tragédia para esta espécie, que me parece longe da extinção. O Homo deitatus tem como ferramenta simplesmente um contrôle manual de onde opera uma tela escolhendo uma pobre programação, contribuindo assim para uma atrofia ainda maior do seu cérebro.
Roberto Quintana


Nenhum comentário:

Postar um comentário