domingo, 24 de janeiro de 2010

TREMOR


Tremor

Tremor é um movimento muscular involuntário, de certa forma rítmico, que envolve movimentações oscilatórias de uma ou mais partes do corpo.
É o mais comum de todos movimentos involuntários e pode afetar as mãos, braços, cabeça, face, cordas vocais, tronco e pernas. A maioria dos tremores ocorre nas mãos.



Em algumas pessoas, o tremor é um sintoma de algum distúrbio neurológico. A forma mais comum de tremor, entretanto, ocorre também em pessoas saudáveis.






Embora o tremor não coloque a vida da pessoa em risco, ele pode ser envergonhante para algumas pessoas e pode tornar as tarefas diárias mais difíceis de se fazer.



Todo mundo apresenta um certo grau de tremor, denominado tremor fisiológico, embora, na maioria dos indivíduos, ele seja muito discreto para ser percebido.




Os tremores são classificados de acordo com sua velocidade e ritmo, com a sua localização e sua freqüência e com a sua gravidade.



Os tremores de ação ocorrem quando os músculos encontram-se em atividade;
Os tremores de repouso ocorrem quando os músculos encontram- se em repouso.



Os tremores de repouso podem fazer com que um membro superior ou inferior trema mesmo quando o indivíduo encontra- se totalmente relaxado. Esses tremores podem ser um sinal de doença de Parkinson.



Os tremores de intenção ocorrem quando o indivíduo realiza um movimento intencional.




Os tremores essenciais são tremores que geralmente manifestam-se no início da vida adulta, tornam-se lentamente mais evidentes e são de causa desconhecida.




Os tremores senis são tremores essenciais que se manifestam em idosos. 

Os tremores essenciais que ocorrem em famílias são algumas vezes denominados tremores familiares.


Os tremores de intenção podem ocorrer em indivíduos que apresentam uma doença cerebelar ou de suas conexões. 



A esclerose múltipla comumente causa esse tipo de tremor. Outras doenças neurológicas (p.ex., acidente vascular cerebral) ou o alcoolismo crônico também podem lesar o cerebelo, acarretando tremores de intenção.


Esses tremores podem estar presentes com o indivíduo em repouso e podem aumentar com a atividade como, por exemplo, tentar manter uma postura ou levar a mão até um alvo fixo.





Os tremores de intenção são mais lentos que os tremores essenciais e são movimentos amplos e grosseiros.

Apesar dos tremores essenciais normalmente permanecerem leves e não indicarem uma doença grave, eles podem tornar-se um transtorno. Eles podem afetar a escrita, podem tornar o uso de utensílios difícil e podem tornar-se embaraçosos.





O estresse emocional, a ansiedade, a fadiga, a cafeína ou estimulantes podem agravar os tremores essenciais.
 

Muitos medicamentos, especialmente aqueles utilizados no tratamento da asma e do enfisema, podem piorar um tremor essencial. Embora o consumo moderado de bebidas alcoólicas possa reduzir o tremor em alguns indivíduos, o seu uso abusivo ou a abstinência podem piorá-lo.


Geralmente, os tremores essenciais cessam quando os membros superiores ou inferiores repousam, mas tornam-se evidentes quando os membros são estendidos e podem piorar quando são mantidos em posições incômodas. Os tremores são relativamente rápidos, com pouco movimento.


Os tremores essenciais podem afetar mais um lado do corpo que o outro, mas, geralmente, envolvem ambos os lados. Algumas vezes, a cabeça treme e apresenta alguns espasmos leves. Se as pregas vocais forem afetadas, a voz torna-se trêmula.


Diagnóstico e Tratamento

Normalmente, o médico consegue diferenciar um tremor essencial dos outros tipos. Algumas vezes, os exames laboratoriais revelam que a causa é um problema tratável como, por exemplo, uma hiperatividade da glândula tireóide.



Os medicamentos podem ajudar os indivíduos que apresentam dificuldades para utilizar utensílios ou aqueles cuja atividade exige firmeza das mãos.


A neurocirurgia é reservada aos tremores graves e incapacitantes não responsivos ao tratamento medicamentoso.

41 comentários:

  1. patrícia oliveira27 de abril de 2010 22:56

    Avaliei uma paciente jovem, 33 aos, com metástase cerebral de Ca de mama. Realizou 20 sessões de Radioterapia. Apresenta discreta hemiparesia direita, mais o sintoma principal é um tremor ao repouso e/ou movimento na mão direita que a impede a função manual normal. Não sei como a Fisioterapia trata este quadro, já que ela possui os movimentos do MSD em ADM e força muscular normais. A sua queixa principal é o tremor incontrolável na mão direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dra... mais é antonimo de menos. O correto é mas.... onde estudastes?

      Excluir
    2. Nossa Sr. Pasquale, que indelicadeza!! Eu, não o conheço a Doutora, mas me senti incomodada com a sua indiscrição. Avalie o trabalho dela, e não os erros formais. Não importa onde ela estudou, o importante é que é Doutora e exerce sua profissão, não está no anonimato como você, ou melhor V.Sa, que pelo jeito, irá continuar por muito tempo nesta condição.

      Excluir
  2. Dra Patrícia
    Precisamos maiores detalhes para emitir opinião à respeito.
    Colocamos a disposição nossos contatos:
    fisioquintana@gmail.com
    041 30224003

    ResponderExcluir
  3. Meu marido tem 40 anos e apresenta tremores nos mmii e mmss,consultou o neuro que logo diagnosticou mal de parkison.Observo q durante o sono ele não treme mesmo assim pode ser Parkison?
    por favor me ajudem. contato aruase@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  4. O tremor no Parkinson pode afetar diversas áreas, como a perna, o pé ou o queixo.

    Esse tremor para durante o sono.

    O tremor é o sintoma mais frequente e o que mais chama a atenção (embora não seja o mais incapacitante).

    Para a maioria dos pacientes é o principal motivo que os leva a procurar, pela primeira vez ajuda médica.

    Apresenta-se de forma característica, sendo rítmico, relativamente lento quando comparado com outros tipos de tremores (4 a 7 ciclos por segundo).

    A cada ciclo de movimento / repouso, o tremor se inicia e cessa.

    A simetria só aparece após algum tempo, pois, inicialmente ocorre em um lado (permanece por períodos variáveis de tempo), após o que, o outro lado também é acometido.

    O tremor não se dá somente nos braços e sim: na cabeça, mandíbula, lábio, queixo e nos membros inferiores.

    Sua intensidade aumenta visivelmente quando o portador do mal se vê diante de “situação de estresse emocional” ou a “sensação de ser observado”.

    Mas no sono, o tremor desaparece por completo.

    ResponderExcluir
  5. Ola, tenho 28 anos, e tenho tremores familiar.
    Meu pai tinha e eu e outras duas irmas tem.
    Ele so se manifesta em momentos de estress, ansiedade.
    Nao procurei um neurologista, pois nao gostaria de tomar remedio diariamente, pois varia muito do meu estado emocional.
    Sera que tratamento Homeopata seria uma solucao no meu caso? remedios que controlem a ansiedade e nevorsismo?

    ResponderExcluir
  6. Considero a consulta com médico de grande importância, para definir a causa exata desta situação.

    E uma consulta não quer dizer que necessariamente vai ser usado medicação, tudo depende de uma investigação primária.

    De qualquer forma existem maneiras de controlar esta ansiedade, pessoas com tendência à ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário.

    Para as que ficam estressadas com facilidade recomendo sessões de massagem , acupuntura , e exercícios de yoga , meditação.

    Muitos pacientes com ansiedade se beneficiam com tratamentos através da homeopatia sim, mas cada caso é um caso.

    A avaliação médica é muito importante

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  7. Olá minha filha tem 4 meses e a umas duas semanas percebi que ela treme a cabeça em um movimento tipo (não) estou procurando fazer exames mas até agora não obtive nenhuma resposta do que poderia ser...Ela é saudável e o eletro-incefalograma, tomografia do crânio deram resultado normais....
    O que poderia ser voçeis poderiam me ajudar?

    Agradeço

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, não é possível dar um parecer somente com estes dados.
    É de fundamental importância a avaliação médica.
    Atenciosamente

    Roberto Quintana

    ResponderExcluir
  9. Sintomas como : Tremores,mudanças de humor,dificuldades nos movimentos e que trabalha diretamente há + de 10 anos com cobre está relacionado com quais possíveis doenças?

    ResponderExcluir
  10. É importante investigar , mas exposição demasiada ao cobre pode desencadear uma doença denominada doença de Wilson também chamada de degeneração hepatolenticular trata-se de uma doença cuja principal característica é o acúmulo tóxico de cobre nos tecidos, principalmente cérebro e fígado, o que leva o portador a manifestar sintomas neuropsiquiátricos e sintomas de doença hepática.

    Pode ser tratada com medicamentos que reduzem a absorção de cobre ou removem seu excesso do corpo.

    ResponderExcluir
  11. Sou advogada e quando estou prestes a me reunir com clientes, para tratar de alguns assuntos delicados ou enfrentar uma discussão, ou mesmo em uma audiência, às vezes fico nervosa e deixo isto transparecer na voz que sai alterada, e nas mãos que ficam trêmula. Como faço para controlar estes sintomas ou disfá-los?

    ResponderExcluir
  12. Nervosismo à flor da pele, ansiedade , tensão muscular, tremores são todos sintomas comuns quando precisamos falar em público.


    O problema é quando essas situações se tornam rotineiras e começam a prejudicar o cotidiano das pessoas, em que elas próprias começam a se incomodar com o próprio nervosismo.


    Em alguns casos algumas técnicas podem ajudar a controlar a ansiedade e o nervosismo, como respiração consciente, praticar meditação, yoga ou outras técnicas de relaxamento.

    È claro que temos que ter calma, paciência, respirar fundo antes de falar, mas considero esta questão uma situação de muito treino.


    Sugiro um autor especialista na arte de oratória:
    Reinaldo Politto

    E mais especificamente um livro:
    "Oratória para advogados e estudantes de direito".

    Esta obra é recomendada pelo departamento cultural da OAB de São Paulo, o livro é considerado a Bíblia da oratória para os advogados.

    Este livro de Polito é considerado uma grande contribuição à arte da comunicação e ao trabalho exercido pelos advogados.

    Vale a pena, não somente para advogados, mas para todos aqueles que se interessam na arte de falar em público

    Atenciosamente

    Roberto Quintana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Roberto, por favor me ajude. Estou com o mesmo problema da colega. Sou advogada também, e quando vou falar em público ou ao mesmo no telefone sobre um determinado caso em que tenho que discutir, involuntariamente já fico com a voz e as mãos trêmulas. Como fazer para melhorar ou amenizar esta situação.Tomo muito café, será que isto é um dos fatores. Ah, vou comprar o livro indicado. Mas acredito que no meu caso, terei que tomar alguma medicação. Existe alguma outra técnica para controlar o nervosimo?

      Excluir
  13. ola eu tremo muito quando estou preste a fazer um contrato uma assinatura e frente de outras pessoas e sou muito e que posso fazer para melhora esse tremor por favor me ajude

    ResponderExcluir
  14. Carlos
    Nas respostas anteriores você irá esclarecer bem esta situação.
    O tratamento é medicamentoso e psicoterápico e vai depender da avaliação individual, caso a caso.

    ResponderExcluir
  15. oiii tenho 32 anos e sofri um ave pos acidente de carro.... estou com um leve tremor no braço direito que a fisio disse que vai passar. quero saber qto tempo dura ja q fazem 2 meses

    ResponderExcluir
  16. Boa noite. Tenho abusado do alcoól (quantidade e frequencia), e no dia seguinte tenho tremores moderados nas mãos. Pergunto: parando de beber, pode-se esperar que esse sintoma desapareça sozinho ? Em quanto tempo ? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  17. Estes tremores geralmente ocorrem após uma diminuição ou interrupção do consumo do álcool.

    Quando o álcool desaparece do organismo, o que leva poucas horas, o sistema nervoso sofre um efeito "rebote" e o indivíduo apresenta um quadro oposto ao produzido pelo álcool:
    -ansiedade,
    -tremor,
    -inquietação etc.,

    esta situação ocorre geralmente pela manhã.

    Ao acordar, o indivíduo vai estar irritado, nervoso, inquieto, ansioso, com tremores , muitas vezes com aumento da pressão arterial,
    e freqüência cardíaca, suor, etc.

    Então para aliviar estes sintomas, a pessoa bebe e a partir disso, fica cada vez mais difícil parar de beber.

    Toda vez que a pessoa tentar parar de beber vai se defrontar com estes sintomas, que são chamados de Síndrome da Abstinência(SA).


    O melhor que se tem a fazer é buscar orientação de um profissional habilitado para estas questões, um médico especialista no assunto ou mesmo algum centro de tratamento para o uso do álccol.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  18. Olá!! Recebi o disgnóstico de Tremor Essencial, por dois médicos Neurologistas. Faço Pilates e sei que essa atividade aumenta o meu tremor. Sei que atividade física é importante, mas estou com vontade de não fazer mais Pilates e ficar só na esteira. Mas tenho dúvidas se O Pilates faz melhorar o tremor ou se não interfere em nada e o melhor mesmo é a caminhada na esteira. Aguardo resposta...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Considero o pilates uma atividade muito boa e pelo fato de trabalhar a respiração e movimentos de forma controlada, pode ajudar sim.

    Na verdade, o nome original do pilates é CONTROLOGY, este foi o nome dado pelo criador do método para a sua técnica, CONTROLOGIA.

    Pilates definia a Contrologia como:

    O controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

    Seria uma correta utilização e aplicação dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicado aos movimentos do corpo em movimento, em repouso e dormindo .

    O pilates pode promover um grande equilíbrio entre corpo e mente, o que pode ajudar em muito o controle dos movimentos.

    Tudo vai depender da graduação dos exercícios.

    ResponderExcluir
  20. Gostava deperguntar ao Doutor, que posso fazer para controlar um tremor que de vez em quando me dá na palpebra e na face esquerda, mesmo em repouso ela de vez em quando me dá.

    Obrigado pela resposta, sou Maria

    ResponderExcluir
  21. Maria

    o tremor nas pálpebras pode ser um sinal de uso extremo do computador, sinal de forte cansaço ou até lubrificação insuficiente dos olhos.
    O tremor de pálpebra geralmente não é sinal de problema mais sério .

    Quase sempre desaparece sozinho.

    Este tremor é chamado blefaroespasmo.


    É possível controlar este sinal através de massagem na pálpebra suave, além de relaxamento e descanso.


    Mas pode também estar associado com algumas alterações nos olhos como:
    óculos inadequados,
    e algumas inflamações ,
    olho seco, etc...
    Mas é preciso consultar um oftalmologista para se certificar destas situações.

    Att.

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  22. olha, eu tenho 16 anos e há alguns anos venho observando tremores em minhas maos,tanto direita quanto esquerda..não só eu tenho observado mas todos meus amigos e familiares as vezes é um tanto constrangedor pois todos reparam

    porém não é necessário eu estar com meu estado emocional abalado para que o tremor ocorra..
    porém ele varia sua intensidade.
    gostaria de entender o motivo desses tremores, alguém poderia me dizer algo a respeito ?

    Ana carolina

    ResponderExcluir
  23. Ana Carolina

    Todas as pessoas apresentam um certo grau de tremor(tremor fisiológico)mas quase sempre este tremor é muito discreto para ser percebido.

    Como no seu caso o tremor, como você mesma diz: "não só eu tenho observado mas todos meus amigos e familiares", este tremor não é mais considerado fisiológico e necessita de uma avaliação mais detalhada.

    Considero importante uma avaliação médica para maiores esclarecimentos.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  24. Olá Dr. Fui diagnosticado com tremor essencial, estou tomando propranolol 30mg de 12 em 12 horas...não está resolvendo. Preciso usar movimentos de coordenação motora fina e isso está atrapalhando minhas atividades.
    O consumo de café, alcool e cigarro devem ser cortados completamente para melhorar o efeito do medicamento?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Célio
    Quanto a medicação que está utilizando o melhor é pedir orientação para o médico responsável, a fisioterapia deve orientá-lo quanto ao procedimento físico.(exercícios, melhor atividade a ser escolhida, etc...).
    Atenciosamente
    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr. Roberto, tenho um bebê de 3 meses e 4 semanas, à alguns dias ele começou a apresentar tremores na cabeça, duram geralmente uns 5 segundos e depois ele volta ao normal. Tenho observado que estes tremores acontecem quando ele foca o olhar em algum objeto. Estou preocupada e ninguém sabe me dizer se isso é normal. Por favor, me ajude. Obrigada!!!!!!!!
    Tatiana.

    ResponderExcluir
  27. Tatiana
    O melhor a fazer é uma consulta com um neuro - pediatra, ele poderá orientá-la adequadamente.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Boas festas para o senhor e sua equipe.

      Excluir
  28. Minha mãe tem tremores só do lado direito do corpo, ela já fez ressonância e acusou uma calcificação na parte esquerda.O que isso significa?

    ResponderExcluir
  29. Sugestão:

    observo que muitos casos reportados acima, são sugestivos do "tremor essencial (TE), para quem não conhece ainda, e nao foi diagnosticado, recomendo que procurem um neurologista, de preferencia especializado em disturbios do movimento. Há um grupo no FACEBOOK, onde há centenas de membros que discutem e trocam opinioes a repeito do TE. É muito bom, recomendo. Vamos nos unir.

    Nome do grupo no Facebook: Tremor essencial.

    ResponderExcluir
  30. Olá! Estou com um problema de tremor na face e as vezes ocorre nas mãos. Ocorreram algumas vezes quando fui ao dentista (uso aparelho), principalmente quando ele estava apertando o aparelho eu tremia algumas vezes a face. Achei estranho, fiquei constrangida, mas não sei se o médico percebeu algo. O que pode ser esses tremores, e que medicamentos posso utilizar?

    ResponderExcluir
  31. Dr..estou com problemas de tremores, to sofrendo muito..to fazendo terapia e minha psicologa dia , que é uma sensaçao de treemor que sinto , mas eu acho que nao é eu sinto meus dentes baterem,efim..
    gostaria de saber se é sintoma de ansiedade..pq na minha visao so sentimos ansiedade, quando algo acontece..e eu tremo sem nada acontecer tbm

    ResponderExcluir
  32. Sinto varias vezes meu coração ficar acelerado, mãos e pernas a tremer, suores, corar...Enfim varias reações nervosas em situações como falar com alguém desconhecido, conduzir em sítios não conhecidos ou em que tenha alguma dificuldade e e.t.c. Gostava de poder controlar isto pois perco a confiança e também posso transmitir insegurança aos outros...Quem me dera que um simples respirar fundo ajudasse!!

    ResponderExcluir
  33. angela bortolotto gava17 de junho de 2013 19:19

    olá sou angela tenho tremor essencial desde criança,agora estou com 45 anos e estou com dificuldade de falar minha voz sai tremula teria algo para retardar o tremor em minha voz obrigada

    ResponderExcluir
  34. O que podem significar tremores do lado esquerdo da boca e inchaços nas pálpebras? Já sinto há dois dias e não sei o que fazer.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Olá, estou preocupada com o meu esposo porque ao dormir todos os dias tem tremores fortes nas mãos e pés, o que isso significa? Tem cura?

    ResponderExcluir
  36. Dr.minha bebe de quatro meses comecou a ter tremores quando comeca a dormit sao intensos e por todo corpo isso comecou seis dias apos a vacina penta levei ao neuro e ele deu gardenal mas sem me dizer a causa disso pode ser reacao da vacina?

    ResponderExcluir
  37. Olá, eu tenho 17 anos, e já faz alguns anos que sofro com ansiedade exagerada, minhas mãos ficam tremulas com qualquer coisa, meu coração fica acelerado, tento controlar mas geralmente não consigo, e tbm tem momentos em que tenho que apresentar algo em público, minha voz começa a ficar tremula e sem força, fico muito nervosa e com vergonha, não sei mais o que devo fazer pra tenta controlar a ansiedade e os tremores que me dão em situações em que tenho que me expor pra fazer algo, me sinto sem esperanças sobre esse assunto, daria tudo pra que isso fosse fácil de resolver, por favor eu estou aguardando a resposta.

    ResponderExcluir