sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

EXERCITE O CÉREBRO E FUJA DO ALZHEIMER


Dicas para Escapar do Alzheimer

Neuróbica,
A "Aeróbica dos Neurônios"



Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a "areróbica dos neurônios", é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades de neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia a dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.


Tente fazer um teste:
1) Use o relógio de pulso no braço direito;
2)
Escove os dentes com a mão contrária da de costume;
3) Ande pela casa de trás para frente ( o autor viu na China o pessoal treinando isso num parque);
4) Vista-se de olhos fechados;
5) Estimule o paladar, coma coisas diferentes;
6) Veja fotos de cabeça para baixo;
7) Veja as horas num espelho;
8) Faça um novo caminho para ir ao trabalho.
. A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
. Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!
Fonte: Roberto Goldkom.

2 comentários:

  1. Caro, Dr. Roberto lindo o artigo e concordo que esta doença é muito triste. Tenho minha mãe com alzheimer há 10 anos e acompanho a evolução da doença. Infelizmente, acredito que existam muitas coisa mais por trás desta doença.
    Minha mãe era super ativa, palavras cruzadas não deixava de fazer. Tinha uma grande coleção desde as mais fáceis até as mais difíceis. Andava muito.
    Acredito que esta doença está mais voltada a maneira como você vive sua vida, como você a aceita. Depende de sua alegria, da não cobrança e de aceitar os outros como o são.
    Hoje, infelizmente, não tive como mantê-la mais em casa e ela está morando em uma casa de repouso e tem um detalhe que acho muito estranho e que pode ter uma relação: todas falam em dinheiro, sexo..
    Para mim o que precisamos é viver cada dia como se fosse o último e fazermos tudo aquilo que gostamos sem se importar com as imposições da sociedade e fazer ao outro o que gostaríamos que nos fizesse.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ivani

    Realmente a doença de alzheimer é muito triste.
    E altera todo o núcleo familiar.

    As causas deste problema ainda não são completamente conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem na memória, raciocínio e orientação.

    Os fatores de risco importantes para a DA são a idade avançada e o histórico familiar da doença, o que sugere uma causa genética.

    Entre outros fatores de risco além destes dois, podemos destacar:
    · Lesões cerebrais;
    · Baixo nível de escolaridade;
    · Doenças cardiovasculares como p.ex a hipertensão arterial.

    Mas realizar exercícios físicos, ocupar-se de atividades que estimulem o cérebro como, por exemplo, ler, fazer palavras cruzadas e até mesmo ver televisão , além de atividades sociais, diminuem o risco de se desenvolver a doença de Alzheimer.

    O que estes pesquisadores propõem é uma atividade que crie novos e diferentes padrões de atividades de neurônios no cérebro, praticando assim exercícios cerebrais com foco no que se faz.

    Concordo e reafirmo o que você diz,
    O importante é:"viver cada dia como se fosse o último e fazermos tudo aquilo que gostamos sem se importar com as imposições da sociedade".

    Um grande abraço

    ResponderExcluir