terça-feira, 12 de janeiro de 2010

RPG PARA DOR NAS COSTAS


rpg-souchard


A dor nas costas é uma das ocorrências mais "democráticas" do corpo humano, porque atinge de crianças a idosos. Entre os adultos, é a principal causa de afastamento do trabalho. Estudos epidemiológicos revelam que 80% das pessoas apresentam dor nas costas em alguma fase da vida. A técnica de alongamento vem sendo empregada tanto na prevenção, quanto no tratamento, trazendo importante alívio principalmente para os pacientes com internação hospitalar.

"Pessoas que permanecem internadas por um período prolongado, geralmente apresentam dor no corpo inteiro. Pode ocorrer, inclusive, um encurtamento muscular, com perda entre 10% e 15% de força muscular por semana", diz a fisioterapeuta Silvia Rezek, diretora da Unidade de Fisioterapia e Reabilitação (Unifir), serviço vinculado ao Hospital Santa Paula (SP).

RPG

Com exceção dos casos de dor aguda, quando o paciente é medicado com antiinflamatórios, a fisioterapia hospitalar tem empregado a RPG (Reeducação Postural Global) para proporcionar alívio e bem-estar aos pacientes. Vale lembrar que o fisioterapeuta é o único profissional habilitado a empregar a técnica que se baseia no alongamento estático.

Uma pesquisa realizada na Unifesp indica que a RPG reduz a dor nas costas mais rapidamente que os métodos convencionais. Mais de 70% dos pacientes tratados com reeducação postural apresentaram melhora rápida, contra apenas 40% das pessoas submetidas aos métodos normais.

"O alongamento estático exercita todos os grupos musculares. Durante sessões de uma hora, o paciente é orientado a exercitar três das oito posições geralmente trabalhadas em RPG", diz Silvia Rezek. "Além de reduzir tensões, diminui as dores nas costas, previne distensões musculares e ativa a circulação sangüínea", continua.

"Além da fisioterapia, outros tratamentos podem ser necessários para tratar a dor nas costas, que também pode ter componentes como depressão, alcoolismo, fumo e até mesmo estresse", alerta a fisioterapeuta.
Fonte: Yahoo


REEDUCAÇÃO POSTURAL EM CURITIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário