domingo, 24 de janeiro de 2010

TREMOR DE PÁLPEBRA, POR QUÊ ISTO OCORRE?


O tremor involuntário nas pálpebras pode ser sinal de cansaço ou também uso excessivo do computador, forte emoção, stress, consumo excessivo de cafeína entre outras, como a deficiência em mágnésio. Na grande maioria dos casos, costuma desaparecer sozinho.

Eventualmente, a lubrificação insuficiente também pode contribuir para a ocorrência destes tremores.

Este tremor ou espasmo palpebral
é chamado Blefaroespasmo.


Na grande maioria dos casos, este sintoma não é sinalizador de problemas mais sérios ou doenças associadas.
O músculo palpebral ou orbicular , que geralmente são os responsáveis pelo tremor involuntário nas pálpebras, que faz rápidos movimentos na tentativa de fazer circular mais sangue e dissipar o ácido lático.

É possível tentar minimizar ou fazer cessar o sintoma, através de suave massagem na pálpebra com o tremor, além de procurar descansar e relaxar. Também é possível tomar um suplemento de magnésio, que pode ser adquirido em uma farmácia por uma ou duas semanas.
Existem também algumas situações em que tremores podem estar associados com disturbios ou doenças oculares tais como:
  • óculos com correção inadequada,
  • ceratite,
  • uveite,
  • blefarite,
  • síndrome do olho seco, dentre outras.

Somente através do exame medico oftalmológico detalhado será possível confirmar ou não se estas alterações do músculo são decorrentes do stress ou de alguma doença oftalmológica.

Entretanto, embora pouco frequente, este sintoma pode ter outras causas mais graves, como distúrbios na região cerebral que coordena os movimentos. É comum, nestes casos, aparecerem outros sintomas associados, como paralisia facial ou discretos repuxões no canto da boca.

Caso estes tremores persistam é importante procurar ajuda de um profissional habilitado, um oftalmologista.

5 comentários:

  1. Blefaroespasmo não é tremor nos olhos, mas sim, piscar excessivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão natural quanto respirar, piscar os olhos é essencial, pois a lágrima limpa a córnea e neutraliza microrganismos que poderiam provocar infecções. Porém e quando este abrir e fechar pode caracterizar uma doença? Sim, existe uma doença deste tipo. É o blefaroespasmo, que significa, literalmente, "espasmo da pálpebra".

      Excluir
  2. Piscar é saudável porque a lágrima limpa a córnea e neutraliza microrganismos que poderiam provocar infecções. Mas, em alguns casos, o ato de abrir e fechar os olhos pode caracterizar uma doença, o blefaroespasmo, cuja principal característica é piscar de maneira descontrolada e excessiva.

    O blefaroespasmo atinge homens e mulheres a partir dos 60 anos. Normalmente, a doença começa de forma discreta e aos poucos vai se intensificando.

    A pessoa pisca sem parar, a ponto de não enxergar.

    Para o diagnóstico é necessário um minucioso exame oftalmológico que determinará se se trata de blefaroespasmo essencial ou secundário (provocado por problemas oculares).

    ResponderExcluir
  3. Tenho há mais de ano um tremor na pálpebra inferior do olho esquerdo e ultimamente venho tendo leves puxões no canto da boca.E cada dia que passa treme mais e mais.Mas não o tempo todo.Mas tem momento que treme tanto que quase chega a fechar o olho e logo volta ao normal.Daí há pouco começa de novo e assim sucessivamente.....

    ResponderExcluir
  4. Minha palpebra fica tremendo quando eu olho para cima ou quando fico ,olhando pra um canyo sem mexer a cabeça.e uma coisa muito irritante.

    ResponderExcluir